terça-feira, 5 de março de 2013

Hemocentro de Sergipe cadastra voluntários para doação de medula óssea

A coleta de 5 ml de sangue pode ser a chance para centenas de pessoas que precisam do transplante de medula óssea - tratamento para algumas doenças, como leucemia e linfoma, que afetam as células do sangue. Em Sergipe, o cadastro de doadores de medula óssea é efetuado no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). Nos meses de janeiro e fevereiro deste ano a unidade contabilizou apenas 108 cadastros.


Para se tornar um doador é necessário ter entre 18 e 55 anos e estar em bom estado de saúde. O candidato deve procurar o Serviço Social do Hemose para esclarecer dúvidas a respeito do procedimento. Em seguida, será feita a coleta de uma amostra de sangue para a tipagem de Histocompatibilidade (HLA), teste que determina as características genéticas necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente.

Os dados cadastrais do candidato a doador de medula óssea são inseridos no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), sistema informatizado que realiza o cruzamento com dados dos pacientes que estão necessitando de um transplante. Se a compatibilidade for confirmada, o doador será chamado para exames complementares e consultado para confirmar se deseja realizar a doação.

 “É importante que o candidato a doador de medula óssea mantenha seu cadastro atualizado. Caso haja alguma mudança de endereço, a pessoa deve procurar o Hemocentro para fazer as alterações no cadastro que é on-line”, ressalta Jacinta Cardoso, assistente social do Hemose.

 Ela também informa que uma vez confirmada a compatibilidade, o doador será consultado para decidir quanto ao transplante de medula óssea. “O transplante é um procedimento seguro, realizado em ambiente cirúrgico feito sob anestesia geral”, explica.

Informações
Para obter mais informações sobre o cadastro de doadores voluntários de medula óssea, basta entrar em contato com o Hemocentro pelos telefones: (79)3225-8000 e 3259-3174. O cadastro pode ser efetuado na segunda, terça, quinta e sexta-feira, no horário das 7h30 às 17h. 



LEIA MAIS:








 

Nenhum comentário:

Postar um comentário