quarta-feira, 20 de março de 2013

Conselho de Transporte Público se reúne pela primeira vez

No fim da tarde de ontem, o Conselho de Transporte Público da Grande Aracaju, formado pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT) e pelas SMTTs dos municípios de Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão, se reuniu pela primeira vez na sede do órgão de trânsito da capital. O intuito do primeiro encontro foi pensar o funcionamento do Conselho.
 
De acordo com a secretária da Defesa Social, Gerolize Teles, que coordenou a reunião, neste primeiro momento estão sendo vistas as bases legais que irão estruturar o Conselho.  “O Conselho foi instituído de fato no último dia 14. Neste primeiro momento estamos buscando disciplinar legalmente o Conselho. Este trabalho será feito em conjunto pelos procuradores das SMTTs”, conta.
Georlize explica ainda a importância e o papel que o grupo exercerá. “Vamos ajudar a achar soluções a partir das demandas que os prefeitos trouxerem para nós. Acredito que de forma conjunta podemos avançar e melhorar a qualidade do transporte público que serve a capital e os municípios que compõem a Grande Aracaju. A licitação do transporte público norteou a criação deste Conselho, mas não pretendemos nos fechar somente neste debate, queremos debater a problemática do transporte e do trânsito nos quatro municípios”, afirma.
Representantes
Para o superintendente da SMTT Aracaju, Nelson Felipe, a criação do conselho é um marco histórico. “Pela primeira vez estamos reunindo representantes de Aracaju, Socorro, Barra dos Coqueiros e São Cristóvão para debater as demandas do transporte público de cada município de forma horizontal e igualitária. A ideia do prefeito João Alves de criar o Conselho é excelente e louvável”, parabeniza Nelson.
O superintendente da SMTT da Barra dos Coqueiros, Gilvan Mecenas, destaca que os problemas só podem ser solucionados de fato quando todos são ouvidos. “Antigamente Aracaju definia tudo a respeito do transporte público sem nenhuma opinião dos municípios da Grande Aracaju. Não era levado em conta que somos nós que sabemos das demandas do povo de nossa cidade. Por isso, o espaço do Conselho é valioso e esperamos dele o melhor. Eu acredito no trabalho de Georlize e de Nelson Felipe, e com a parceira entre as SMTTs tenho certeza que tudo dará certo”, aponta Mecenas.
O representante de Nossa Senhora do Socorro, o superintendente tenente Toledo, diz que a participação de forma ativa no processo de discussão sobre o transporte público é um grande avanço. “É uma vitória para os municípios da Grande Aracaju, que antes não eram ouvidos, passar a participar ativamente das discussões e decisões tomadas sobre os rumos do transporte público. A população é que mais sairá ganhado”, enfatiza.
Já para o superintendente da SMTT de São Cristóvão, Rogério Santos, a criação do Conselho mostra o compromisso de João Alves Filho com a questão do transporte público. “Iremos lutar em conjunto para melhorar o transporte público. O povo pode confiar na criação deste conselho, que é muito importante para nós da Grande Aracaju. Todo este processo só demonstra realmente a preocupação do prefeito João Alves com o transporte público”, destaca Rogério.
Deliberação
Ao final da reunião ficou definido que inicialmente o Conselho irá se reunir a cada 15 dias. A próxima reunião ficou marcada para o dia 2 de abril, na sede administrativa do Município de Nossa Senhora do Socorro.
Participantes
Participaram também do encontro o vereador de Nossa Senhora do Socorro, Elmo Paixão, e o ex-prefeito do município, Toinho da Caixa, que desde do início estão à frente da discussão sobre a importância de uma integração de transporte público que atenda os anseios da população dos municípios que compõem a Grande Aracaju.

Nenhum comentário:

Postar um comentário