quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Valadares Filho leva prefeitos para audiência com ministro Fernando Bezerra


O deputado Valadares Filho (PSB-SE), acompanhado do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) e dos deputados Márcio Macêdo e Rogério Carvalho, ambos do PT de Sergipe, participou ontem de audiência com o ministro da Integração, Fernando Bezerra. O assunto do encontro foi a seca que atinge sertão sergipano.


Valadares Filho levou cerca de dez prefeitos dos municípios do sertão sergipano para falar diretamente com o ministro sobre os graves problemas causados pelo longo período de estiagem. “São os prefeitos que estão vivenciando de perto as consequências da seca; são eles que melhor podem relatar os problemas que estão enfrentando”.  

O Nordeste brasileiro enfrenta, desde o ano passado, a maior seca dos últimos 30 anos.   O sertão sergipano, cuja principal receita vem da criação de gado e produção de leite, está sofrendo com a falta de água, que já compromete seriamente a produção.
Segundo o deputado Valadares Filho, é necessário que se adote medidas urgentes para regularizar a produção na região. “A interrupção da cadeia produtiva do leite afeta a economia local e, consequentemente, vai comprometendo todo o abastecimento de alimentos para a população da região”.

As principais reivindicações que os prefeitos fizeram ao ministro Fernando Bezerra foram: a necessidade de abertura de novos poços, limpeza dos açudes já existentes e melhor distribuição dos carros pipas nas regiões mais afetadas pela seca. “Com essas medidas será possível minimizar os danos causados na produção”, destacou Valadares Filho.

Fernando Bezerra disse que está ciente dos problemas causados pela estiagem no estado de Sergipe.  Informou que R$5 milhões já foram liberados para cobrir despesas emergências com carros pipas; e que cerca de R$10 milhões também já estão liberados para compra de perfuratrizes para cavar novos poços, inclusive poços de grande profundidade. A primeira perfuratriz será entregue em março.

O ministro Fernando Bezerra colocou a assessoria técnica do Ministério da Integração à disposição dos prefeitos para elaboração de projetos específicos para atender demandas relacionadas à solução dos problemas causados pela seca.

“O ministro Fernando Bezerra está bastante sensibilizado com a grave situação do sertão sergipano e se mostrou com total boa vontade para atender as demandas dos prefeitos e também para adotar outras medidas emergências necessárias”, disse Valadares Filho.

Os prefeitos que compareceram à audiência foram: Pastor Heleno, de Canindé do São Francisco; Antônio Albuquerque, de Gararu; Antônio Fernandes, de Monte Alegre; Verônica Santos, de Nossa Senhora Aparecida; Francisco Carlos, de Nossa Senhora da Glória; Roberto Araújo, de Poço Redondo; Dr. Albino, de Porto da Folha; Zé Arinaldo, de Frei Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário