quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Secretária diz que Aracaju terá Educação em turno integral

A nova secretária de Educação do município de Aracaju, Márcia Valéria, afirmou ao JORNAL DA CIDADE / BLOG DO MAX que o ensino em tempo integral (uma das promessas do prefeito João Alves Filho durante a campanha) deverá ser implantado na capital, talvez ainda este ano. Ela explica que o processo será gradativo, ressaltando que algumas escolas já estão preparadas para isso.


“Essa é uma meta do prefeito João Alves, ainda estamos analisando, vamos ver se será possível implantar esse projeto neste ano letivo. Provavelmente não será possível já no início das aulas, mas vamos conversar com diretores e coordenadores para tomar essa decisão, não tenho elementos para dar uma garantia”, disse a secretária.

Ainda assim ela falou que será implantada uma escola 100% integral em algumas unidades de ensino. Para isso, segundo Márcia, será feita uma reavaliação dos prédios, da quantidade de funcionários e professores, para verificar a existência das circunstâncias mínimas e básicas para o oferecimento das escolas com ensino em tempo integral.

Recursos
Questionada se a Prefeitura possui recursos suficientes para implantar a iniciativa, Márcia, que ocupava o cargo de Diretora Administrativa durante a gestão de Edvaldo Nogueira (PC do B), explicou que Aracaju já possui um convênio com o Ministério da Educação (MEC), o ‘Mais Educação’, que visa financiar a Educação em tempo integral nos municípios.

“Algumas escolas já se habilitaram e esses recursos federais já se encontram no município, vamos trabalhar com eles para que não seja preciso reprogramá-los. Já existem 32 unidades de ensino cadastradas e qualificadas junto ao MEC, vamos sentar com diretores e coordenadores, para traçar o perfil do uso destes recursos, estabelecer o número de professores e servidões que serão necessários”, continuou a nova chefe da pasta.

A secretária explicou que o ‘Mais ‘Educação’ não irá abranger 100% dos alunos das escolas beneficiadas. Serão estabelecidos critérios e um grupo de estudantes é escolhido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário