quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

João anuncia novos nomes e dá posse a secretariado

Por Max Augusto
 
“Quero escolher pessoas melhores do que eu para me assessorar”. Foi assim, citando o magnata americano Andrew Carnegie, que no final da manhã de ontem o novo prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM) deu posse ao seu secretariado, anunciando algumas novidades e confirmando nomes que não estavam oficializados. Até que seja enviada à Câmara de Aracaju o projeto de Reforma Administrativa, criando algumas pastas e excluindo outras, alguns secretários foram empossados temporariamente em pastas que já existem no organograma da Prefeitura. Por questões burocráticas, alguns assumiram o posto interinamente, enquanto os titulares estão impedidos. Foram anunciados também nomes que irão integrar a administração indireta. Confira no box como está até agora o secretariado de João.


João destacou que não haverá um aumento no número de secretarias, já que algumas novas foram criadas, e outras extintas. Ele disse ainda que não espera que sua equipe seja de amigos que apenas concordem com tudo que ele disser e deixou claro que quer um clima de harmonia. “Se um secretário criticar o outro publicamente, pelo menos um dos dois será demitido, não gosto de futrica, fofoca”, disse ele.

Posse
Alguns novos nomes foram anunciados e já tomaram posse. Entre eles, Selma Mesquita assumiu a Secretaria Municipal de Assistência Social, enquanto Lion Schuster foi para a Secretaria de Controle Interno e Carlos Eloy para a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Arivaldo Barreto Conceição Júnior, que será o responsável por um órgão municipal de defesa ao consumidor, assumiu interinamente a Secretaria da Defesa Social e Cidadania, já que a delegada Georlize Teles está legalmente impedida de tomar posse, até que seja afastada oficialmente da Secretaria de Segurança Pública (SSP). O ex-vereador Juvêncio Oliveira foi nomeado na Secretaria da Participação Popular, que será extinta. Ele vai comandar a pasta da Articulação Política, que será criada.

João Alves anunciou ainda que a Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju) será vinculada à Secretaria Municipal de Cultura e Eventos, sendo que o secretário acumulará o cargo de presidente da Fundação. Manoel Luís Fraga Viana foi nomeado interino, mas o titular será o vereador Josenito Vitale, o Nitinho, que precisa se afastar da vereança para assumir a pasta.

O empresário Walker Martins Carvalho assumiu interinamente a chefia do Gabinete do prefeito, mas irá chefiar a futura Secretaria de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo. A Emsurb ficará subordinada a esta pasta e terá como presidente Júlio Cézar Flores, funcionário da Deso.

Quem também assumiu interinamente uma função foi Luiz Durval Tavares, empossado como presidente da Emurb. Ele na verdade vai ficar com a Secretaria de Obras, que ficará responsável pelo órgão. O economista Newton Porto foi anunciado e tomou posse como presidente do Instituto de Previdência do Município de Aracaju.
 
Assumiu interinamente a Secretaria Municipal de Planejamento, José Carlos Nascimento, que será o adjunto da pasta. Ele fica no posto até o futuro titular, Luciano Paes, obter licença da Caixa Econômica Federal (CEF), de onde é funcionário. O mesmo aconteceu com Osvaldo do Espírito Santo, que assumiu interinamente a Secretaria Municipal de Finanças, até que o titular Nilson Lima, funcionário da Receita Federal, seja liberado pelo órgão.

Discurso
Já empossado no cargo, o secretário de Comunicação, Carlos Batalha, considerou o dia de ontem histórico, pois após 27 anos sob o comando do mesmo grupo político a capital irai conhecer, segundo ele, algo muito diferente. Batalha falou que os mais antigos lembram o estilo que João imprimiu em sua administração na capital, e garantiu que a cidade terá uma administração com brilho próprio.

Aliado antigo de João, Batalha disse que a administração do  novo prefeito terá a marca da inovação e do trabalho, e que Aracaju tem tudo para despontar nacionalmente, principalmente em setores coo o turismo. Ele também falou sobre a missão importante e difícil que o novo secretariado terá, lembrando a todos que deverão ser muito cobrados pelo novo gestor da capital

Secretários empossados ontem

Chefe do Gabinete – Walker Martins Carvalho
Secretaria Municipal de Governo – Marlene Alves Calumby
Secretaria Municipal de Educação – Márcia Valéria Lira Santana
Secretaria Municipal de Administração – José Carlos Nascimento
Secretaria Municipal de Saúde – Goretti Reis
Secretaria Municipal de Comunicação – Carlos Batalha
Secretaria Municipal de Finanças – Osvaldo do Espírito Santo

Secretaria Municipal de Controle Interno – Lion Schuster
Secretaria Municipal de Esporte e Lazer – Carlos Eloy
Secretaria Municipal de Planejamento – José Carlos Nascimento

Secretaria Municipal de Assistência Social – Selma Mesquita
Secretaria Municipal de Defesa Social – Arivaldo Barreto Conceição Júnior
Secretaria Municipal da Participação Popular – Juvêncio Oliveira

Procuradoria Geral do Município – Calor Pinna Júnior
Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju) – Manoel Luís Fraga Viana Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) – Luiz Durval Tavares
Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) – Júlio Flores
Instituto de Previdência do Município de Aracaju – Antônio Newton Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário