quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Meteorologia alerta: chuva forte com possibilidade de granizo em Sergipe

O Centro de Meteorologia da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos encaminhou na manhã de hoje, 14, para a Defesa Civil, um boletim de alerta para a previsão do tempo nesta quarta e quinta-feira, 15, no Estado de Sergipe. Há possibilidade de chuvas torrenciais em todo o Estado, principalmente na região centro-sul, com tendência de queda de granizo.

Justiça dá cinco dias para que Prefeitura dê andamento à licitação do transporte

Por Max Augusto

Uma decisão Judicial proferida ontem concedeu o prazo de cinco dias para que a Prefeitura de Aracaju dê andamento ao processo de licitação do transporte coletivo municipal. O processo já havia sido deflagrado, mas foi suspeito pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B), após denúncias de supostas irregularidades apresentadas ao Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) pelo Sindicato das Empresas de Transporte (Setransp). A decisão também estabeleceu multa diária no valor de R$ 2 mil ao prefeito, em caso de descumprimento.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Recordista: Homem é detido com maior índice de embriaguez já registrado em Sergipe

Na tarde do último domingo, 11, a Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran) prendeu um condutor de uma motocicleta Honda Biz, que transitava pela avenida Beira Mar e apresentava sinais de embriaguez. Ele foi parado e convidado a utilizar o "bafômetro" que apontou um teor de 1,36mg/l, número 13 vezes maior do que o permitido por Lei. Até então o maior resultado registrado em Sergipe tinha sido de um condutor de 55 anos que apontou no teste 1,18mg/l.  

Ministro da Educação volta a defender 100% dos royalties do petróleo para o setor

O ministro da Educação, Aloízio Mercadante, voltou a defender a destinação de 100% dos royalties do petróleo para o setor. Aprovada no Congresso, a proposta de redistribuição dos royalties está pronta para a sanção da presidente da República, Dilma Rousseff, e, segundo o ministro, ainda há chance de os recursos seguirem para a educação do País.


Proinveste é aprovado na Comissão de Finanças

Após a deputada estadual Goretti Reis (DEM) devolver os três projetos do Poder Executivo que versam sobre o Proinveste (empréstimo de R$ 727 milhões requerido pelo Governo do Estado para ser buscado junto ao governo federal), os membros da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e Tributação da Assembleia Legislativa se reuniram no final da manhã de hoje e aprovaram as propostas por unanimidade. A deputada democrata havia pedido vistas na reunião da Comissão, semana passada.


segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Comissão aprova projeto que regulamenta profissão de fotógrafo

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou na quarta-feira (7) proposta que regulamenta a profissão de fotógrafo (PL 2176/11). O relator do projeto, deputado Laercio Oliveira (PR-SE), apresentou emenda para excluir do texto o repórter fotográfico, a serviço de empresa jornalística. De acordo com Oliveira, a relação de trabalho desse profissional deve ser regida pelo Decreto-Lei 972/69, que trata da profissão de jornalista.



Comissão aprova criação de 15 cargos no TRT de Sergipe

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou, na quarta-feira (7), o Projeto de Lei 4268/12, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que cria 15 cargos efetivos no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 20ª Região, com sede em Aracaju (SE).


Coleta de sangue precisa ser amplaida para 120 doações por dia

Para manter os estoques de sangue, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) precisa contar com a colaboração da população em bom estado de saúde para efetuar a doação. Nestes primeiros dez dias de novembro, a unidade coletou 757 bolsas de sangue, o equivalente a uma média de 84 doações dia.



COLUNA MAX AUGUSTO - Joaquim Barbosa não é herói

O ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), é o cara. Num país onde o povo elege há décadas os mesmos políticos, dos mesmos partidos, e depois se diz indignado com as seguidas denúncias de corrupção, Barbosa foi alçado ao posto de herói nacional, um Batman com sua capa preta lutando contra as malas pretas da corrupção, escorraçando mensaleiros, mandando todos para a prisão. Joaquim Barbosa é o homem mais sério do país, é o melhor ministro do STF e deveria se candidatar à presidência da república – esse é o novo senso comum.

Mas se você compartilha esta opinião, provavelmente não tem interesse em um processo judicial que está sob a guarda do nosso Batman. Ágil na argumentação contra seus colegas de plenário, diligente como relator de um dos casos mais intricados que já chegou à corte suprema do Brasil, o ministro Joaquim Barbosa aparentemente não mantém o mesmo desempenho nos demais processos pelos quais é responsável. Levantamento realizado pela ONG Transparência Brasil mostra que ele é, entre seus pares, um dos ministros mais lentos na apreciação das ações judiciais.




ENTREVISTA - MARCELO DÉDA: “Candidatura ao Senado é uma possibilidade”

Na primeira entrevista concedida à imprensa escrita, desde o seu afastamento do governo para tratamento de Saúde, há cerca de um mês e meio, o governador Marcelo Déda (PT) não titubeou e foi direto em vários temas: Disse que a sua candidatura ao Senado é uma possibilidade e avaliou que seu vice-governador Jackson Barreto (PMDB) é o candidato natural ao governo do estado em 2014. Nesta conversa exclusiva com o JORNAL DA CIDADE / BLOG DO MAX, Déda também falou sobre a autorização da Assembleia para a concessão do empréstimo do Proinveste. O governador pediu à presidente da Casa, Angélica Guimarães (PSC), que colocasse os projetos em votação, e alertou que as maiores vítimas da rejeição do Proinveste serão os prefeitos recém-eleitos, pois não sobrará dinheiro para parcerias com o estado. Ele falou ainda sobre o seu tratamento de Saúde, que considerou extremamente agressivo, mas destacou que na avaliação dos médicos, seu caso é perfeitamente tratável. Por último, também afirmou que vai continuar dialogando com os deputados, buscando construir maioria no parlamento, e criticou o que
chamou de um projeto político que precisa prejudicar Sergipe para vencer. Leia a seguir.