sábado, 13 de outubro de 2012

“O maior problema de Socorro é a falta de recursos”, diz Fábio Henrique

Por Max Augusto
De acordo com o prefeito reeleito do município de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique (PDT), o maior problema do município hoje é a falta de recursos financeiros. “Temos um município com 170 mil pessoas, com um orçamento igual ao de Canindé do São Francisco, que tem 20 mil moradores. Nosso orçamento é muito parecido com o de municípios como Rosário do Catete e Carmópolis, que são cidades bem menores que Socorro”, afirmou Fábio.

Zé Eduardo garante que não disputará mais cargos eletivos

Por Max Augusto

Em conversa exclusiva com o JORNAL DA CIDADE, o ex-presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra (PT), afirmou que não pretende mais disputar cargos políticos, e que não deverá participar das eleições de 2014. “Já disse ao partido que continuo militante do Partido dos Trabalhadores, mas o meu projeto eleitoral não existe mais, encerrei a carreira”, confirmou o petista.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Jackson pede ao ministro Edison Lobão prioridade na instalação de novos poços de petróleo no Estado

De acordo com o ministro de Minas e Energia (MME), Edison Lobão, Sergipe está entre as prioridades do Governo Federal no que tange ao aumento da produção de petróleo no país. A garantia foi dada pessoalmente ao governador em exercício, Jackson Barreto, na noite da última quinta, 11, em Brasília.

Edvaldo reúne secretários e exige cumprimento da LRF

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, coordenou, na manhã desta quinta, 11, a primeira reunião com o secretariado após a eleição municipal acontecida no domingo passado. Ele fez um balanço preliminar sobre o resultado do pleito, agradeceu o empenho de todos, deu início à discussão sobre a transição para o próximo governo e orientou a condução dos trabalhos nos últimos meses da sua administração, exigindo de cada auxiliar que encerre a gestão obedecendo estritamente as determinações da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar Nº 101, de 4 de maio de 2000).

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Prefeitos pedem que o Congresso vote redistribuição de royalties

Os mais de 2 mil prefeitos que vieram pela terceira vez neste ano a Brasília trouxeram sete reivindicações, mas só uma delas é voltada ao Congresso Nacional: que seja votada imediatamente a redistribuição dos royalties  do petróleo e gás.

MPF/SE processa ex-prefeitos de Lagarto por irregularidades em reforma

Dois ex-prefeitos do município sergipano de Lagarto estão sendo processados pelo Ministério Público Federal devido a irregularidades na execução de um convênio com o Ministério da Cultura (MinC). As verbas federais deveriam ter sido utilizadas para a reforma do Arquivo Público Municipal, mas foram aplicadas na reforma da sede da Prefeitura.

Aleixo: Selma pretende investir em infraestrutura

Reeleita domingo passado com 53,26%, equivalente a 1.520 votos válidos, a prefeita de São Miguel do Aleixo, Selma de Mauro (PDT), creditou a sua vitória nas urnas à confiança do povo e ao trabalho iniciado na gestão que se encerra este ano. “A população, a quem agradeço de público, soube reconhecer o nosso trabalho e nos deu mais um voto de confiança”, comemorou a prefeita que, na disputa, derrotou José Jairson da Graça, o “Neneca” (PSC), que obteve 46.74% dos votos.

Petrobras anuncia descoberta de hidrocarbonetos em Sergipe

AE - Agencia Estado

SÃO PAULO - A Petrobras informou que comprovou a ocorrência de hidrocarbonetos leves no bloco SEAL-M-426, em águas ultraprofundas, da Bacia de Sergipe-Alagoas. Esse bloco é parte da concessão BM-SEAL-11, operado pela Petrobras com 60% de participação, tendo como parceira a IBV Brasil, com 40% de participação. Traduzindo: Sinal de gás e petróleo de boa qualidade, na região do pré-sal.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Gualberto diz que Amorim é o responsável pela desarmonia na Assembleia Legislativa

Situação e oposição não se entenderam na sessão desta quarta-feira, 10, na Assembleia Legislativa e o resultado foi a reprovação de um importante requerimento pedindo regime de urgência na apreciação e votação do Projeto de Lei do Executivo que pretende contrair empréstimo de R$ 727 milhões junto ao Governo Federal. Dos 22 deputados presentes, apenas nove votaram a favor do requerimento favorável ao governo do Estado.

Edvaldo Nogueira e João Alves Filho começam a discutir transição

Na manhã de ontem o prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B) recebeu, em seu gabinete, o futuro chefe do Executivo da capital sergipana, João Alves Filho (DEM). Neste primeiro encontro, eles conversaram sobre o início do processo de transição dos governos que deve ser iniciado ainda este mês. Edvaldo Nogueira afirmou que irá encontrar um espaço adequado dentro da Prefeitura para que as equipes possam trabalhar de forma harmônica.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

São Cristóvão: MP propõe Ação para garantir pagamento dos salários dos servidores público

Com o intuito de garantir o pagamento dos salários atrasados dos agentes públicos municipais e a efetivação do pagamento da remuneração de todos os servidores até o 5º dia útil de cada mês, o Ministério Público de Sergipe, por intermédio do Promotor de Justiça Dr. Augusto César Leite de Resende, ajuizou Ação Civil Pública – ACP em face do Município de São Cristóvão.

Juiz José dos Anjos toma posse como Desembargador do TJSE

“O Tribunal de Justiça de Sergipe é um dos melhores do Brasil. Pretendo fazer um esforço muito grande para contribuir com a continuidade dessa ascensão”. Este foi um dos depoimentos do novo Desembargador do TJSE, José dos Anjos, que tomou posse no final da tarde de hoje, dia 9. Autoridades, advogados e servidores que participaram do evento destacaram a capacidade, cordialidade e humildade do empossado, que ingressou na magistratura há 23 anos.

MPF processa ex-prefeito de São Francisco e mais dez por improbidade

O Ministério Público Federal (MPF) moveu uma ação de improbidade administrativa contra o ex-prefeito do município sergipano de São Francisco, Altamiro Nascimento, o ex-secretário de Finanças do município, Edelson Santana Filho, as empresas 'Empreiteira de Serviços São Vicente' e 'E.A.S Construções', os empresários Lenaldo Silva Santos e Valdilene da Silva, e os servidores Maria das Graças Barbosa Araújo, Alsilene Nascimento Santos Gonçalves, Lauro Gomes dos Santos, Igor Lima Tavares e Aldo Hora, integrantes de comissões de licitação.

Portalzinho traz informações da Justiça dirigidas ao público infantil

O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Ayres Britto, lançou, nesta terça-feira (9/10), o Portalzinho CNJ, uma página na internet com informações sobre o Judiciário e os direitos da infância e juventude, voltada para o público infantil. “O Portalzinho traz, com uma linguagem acessível à criança, informações sobre o CNJ, a Justiça, direitos da infância e deveres do Estado, da família e da sociedade”, destacou o ministro na cerimônia realizada em Brasília em comemoração ao dia das crianças. Na ocasião, o ministro também lançou a Cartilha do Adolescente Privado de Liberdade, que traz orientações aos jovens que cumprem medida socioeducativa em unidades de internação sobre seus direitos.

Concurso premiará hackers que ajudarem a combater corrupção

A 15ª Conferência Internacional Anticorrupção (IACC) abriu inscrições para o “IACC Hackathon”, concurso que premiará as melhores iniciativas tecnológicas para solucionar problemas ligados à corrupção. Podem participar programadores que criarem sites, aplicativos de redes sociais, aplicativos de smartphones ou mesmo máquinas e soluções de hardware, ou ainda qualquer pessoa que tenha ideias ligadas à corrupção e transparência que possam ser discutidas no IACC Hackathon.

Cinco prefeitos do PDT são eleitos em Sergipe

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) elegeu cinco prefeitos este ano em Sergipe. Destes, dois disputaram a reeleição: Fábio Henrique, em Nossa Senhora do Socorro, e Selma de Mauro, em São Miguel do Aleixo. Também foram eleitos Fernando Lima (Nossa Senhora das Dores), Fernandinho Franco (Muribeca) e Zé de Francisquinho (Umbaúba).

Câmara fará adaptações para receber vereador deficiente visual

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) ampliará ainda mais a acessibilidade da Casa para portadores de deficiência, agora com a chegada na próxima legislatura, do vereador eleito Lucas Aribé (PSB), portador de deficiência visual. Neste sentido, a presidência do Parlamento Municipal já está mantendo contato com a Associação de Deficientes Visuais de Sergipe (Adevise) para saber quais as adaptações deverão ser feitas.

João Daniel lamenta atentado em Poço Redondo e pede apuração da polícia


Ao usar a tribuna da Assembleia Legislativa na sessão de hoje, dia 9, o deputado estadual João Daniel (PT) parabenizou todos os eleitos no último domingo. Ele disse que acompanhou o resultado das eleições em todo país e ressaltou que, apesar de tantas críticas na mídia nacional, em especial quanto ao julgamento do Mensalão, o Partido dos Trabalhadores encerrou o 1º turno como o mais bem votado do país. “Portanto, parabenizamos toda militância”, declarou.

Em seu discurso o deputado João Daniel lamentou e repudiou o episódio ocorrido no município de Poço Redondo, no sertão sergipano, quando a sede da Prefeitura Municipal foi incendiada. Segundo o parlamentar, o resultado das eleições foi reflexo da vontade do povo com a reeleição do prefeito Roberto Araújo e seu vice Petrúcio, que conseguiram, além da vitória, eleger a maioria dos vereadores da Câmara Municipal, com uma bancada de sete parlamentares dos 11. “Mas tivemos um episódio e queremos acreditar que não seja da população de Poço Redondo, mas tem rumores de várias pessoas de fora da cidade”, disse.

Fernandinho reafirma compromissos com o povo de Muribeca

Eleito com 3.101 votos, o equivalente a 58,03%, para administrar o município de Muribeca pelos próximos quatros anos, Fernandinho Franco (PDT) reafirmou o seu compromisso em cumprir tudo o que foi prometido durante a campanha eleitoral. O  mais jovem prefeito de Sergipe (26 anos), disse que elaborou o seu programa de governo a partir das demandas apresentadas pela própria população.

Senadora Maria do Carmo agradece aos aracajuanos e reafirma compromissos

A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) revelou-se extremamente grata à confiança dos aracajuanos que, domingo foram às urnas e confiaram mais de 159 mil votos ao ex-governador João Alves Filho (DEM), escolhendo-o para administrar Aracaju pelos próximos quatro anos ao lado do empresário José Carlos Machado (PSDB).

Jackson Barreto recebe o prefeito eleito da capital, João Alves Filho

Segundo o governador em exercício, nesta primeira visita no período pós-eleitoral, ambas as lideranças demonstram o seu compromisso maior com os destinos de Aracaju
 
A manutenção de uma relação republicana de respeito institucional e espírito colaborativo em prol do povo de Aracaju. Essa foi a tônica que norteou o encontro mantido entre o governador em exercício, Jackson Barreto, e o prefeito eleito da capital, João Alves Filho. O ato ocorreu no Palácio dos Despachos, na tarde desta terça-feira, 9.

Valmir buscará apoios para seu governo em Itabaiana

Eleito prefeito de Itabaiana no último domingo, o vereador Valmir dos Santos Costa, o “Valmir de Francisquinho (PR)”, disse que é preciso desarmar o palanque e que todos devem trabalhar pelo bem do município. Ele também afirmou que não irá permitir agressões nem ofensas contra lideranças do agrupamento adversário, liderado pelo prefeito Luciano Bispo (PMDB), derrotado nas eleições. 

Max Prejuízo diz que Augusto Franco elegeu seu primeiro representane

Com mais de 4 mil votos o psicólogo Max Prejuízo consolida sua liderança na região e é eleito o primeiro vereador do conjunto Augusto Franco. "Agradeço a Deus sobre todas as coisas, ao meu avô Gervásio, o Careca, que sempre foi o meu referencial maior, junto com meu pai, de dignidade e que sempre lutou pela inclusão social daqueles que mais precisavam. A todos os moradores e comerciantes do Augusto Franco, minha mãe, esposa, filhos, irmãos, toda a família e amigos por essa vitória. Ela é de todos nós", disse, emocionado, o vereador eleito pelo PSB, Max Prejuízo.

Aracaju: Próximo prefeito poderá tomar até R$ 1 bilhão em empréstimos

Informação é de Edvaldo Nogueira, que garante: próximo gestor poderá investir R$ 30 milhões por ano

Por Max Augusto
O prefeito eleito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), poderá tomar mais de R$ 1 bilhão em empréstimos para investimentos na cidade. Essa é a atual capacidade de endividamento do município, de acordo com entrevista exclusiva concedida pelo prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PC do B), ao JORNAL DA CIDADE -  e reproduzida aqui no BLOG DO MAX. Ainda de acordo com Edvaldo, a previdência dos servidores municipais possui R$ 180 milhões em caixa.

COLUNA MAX AUGUSTO: Sobre a nova Câmara

A partir de janeiro de 2013 a Câmara Municipal de Aracaju vai contar com 24 vereadores, recebendo quinze novos parlamentares. Dos atuais 19, apenas nove foram reeleitos, sendo que 13 farão parte da bancada do futuro prefeito, João Alves (DEM) – que terá uma oposição com 11 adversários.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

João Alves terá audiência com Jackson e Edvaldo Nogueira

O prefeito eleito de Aracaju, João Alves Filho (Democratas), concedeu ontem, durante todo o dia, diversas entrevistas a emissoras de rádio e televisão da capital, encerrando com uma aparição noturna no telejornal da TV Sergipe, quando falou sobre seus planos à frente da gestão do município a partir de janeiro do ano que vem e sobre o processo de transição que pretende iniciar em clima de harmonia, informando que irá solicitar o apoio do  governador do estado, Marcelo Deda e do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, já tendo marcado audiências com os atuais gestores do estado e do município, para que possa administrar em função dos interesses de todo o povo aracajuano.

Juca vence Martha Hagenbeck com 51,47% dos votos

Atual vice-prefeito, o candidato do PMDB à Prefeitura de Laranjeiras, José Araújo Neto, o ‘Juca de Bala’, foi eleito neste domingo com 51,47% (8.497) dos votos válidos. Sua principal adversária, Martha Hagenbenck, “Dona Martha” (PSC), esposa do ex-prefeito Paulo Hagenbeck, obteve 43,68% (7.211).



Thiago Dórea é eleito em Poço Verde

Em Poço Verde, o candidato Thiago Dórea (PSB) foi eleito com 6631 dos votos, o que responde a 48,82% dos votos válidos.  Agora, o jovem de apenas 31 anos vai concretizar um projeto inovador; a descentralização da Educação no município, além de investir mais na Saúde, Assistência Social e políticas de Juventude.


Gracinha retorna à Prefeitura de Itaporanga d’Ajuda

A população de Itaporanga d’Ajuda elege a candidata Maria das Graças Souza Garcez (PSDB), mais uma vez, prefeita do Município. Com um total de 10.336 votos (55,54%), Gracinha venceu o atual gestor municipal Cesar Mandarino (PSC) e o candidato Carlinhos da Padaria (PT do B), ambos com 7.885 (42,37%) e 390 (2,10%) votos, respectivamente.  

Rivanda Batalha vence e garante projetos de Armando para São Cristóvão

Rivanda Farias de Oliveira (PSB) é nova prefeita de São Cristóvão. Com 100% da apuração eleitoral e com 16.466 (41,84%) dos votos, a esposa do ex-prefeito Armando Batalha vence o pleito e afirma que fará prevalecer a vontade do marido em querer ver o Município retornar a crescer, dando mais qualidade de vida a toda população.     

Esmeralda Cruz, de Carmópolis, tem o maior percentual de votos em Sergipe

A prefeita de Carmópolis, Esmeralda Cruz (PT), que disputou a reeleição, foi a candidata que alcançou o maior percentual de votos de Sergipe. Ela foi reeleita com 74,07%  (8.206) dos votos válidos, contra 23,62% (2.617) dados ao seu principal adversário, o ex-prefeito Volney Leite (PSC). Em terceiro ficou Pablo Passos (PSL), com 2,31%.  Em Carmópolis, a exemplo de alguns outros municípios, nenhum dos candidatos votados teve os votos anulados pela Justiça Eleitoral, ocasionando percentuais acima dos 90% para os vencedores do pleito.

General Maynard: Miraldo é eleito com 57,16% dos votos

O ex-prefeito da cidade de General Maynard, Miraldo da Silva Santos, foi eleito pela população com um total de 1145 votos válidos (57,16%), contra 858 votos (42,84%) do atual gestor, José Evangelista (PSB). O grupo de oposição, formado pelos partidos PSD - PTB - PP - PTC - PR - PSC e PCdoB, é resultado da união de três pré-candidatos a prefeito em torno de uma candidatura única. Antes da apuração, Miraldo demonstrou confiança e reafirmou o compromisso com o povo.

Déda parabeniza prefeitos eleitos e reafirma parceria com prefeituras

Leia a nota enviada pelo governador Marcelo Déda sobre as eleições:

Daqui de S. Paulo acompanhei com extremo interesse o dia das eleições no Estado de Sergipe. Quero cumprimentar o TRE-SE pela impecável organização do processo, garantindo a lisura do pleito, a liberdade de escolha do eleitor e a agilidade da apuração.


Artigo - Crescimento e inclusão social em Sergipe

Por Ricardo Lacerda*

A década de 2000 marcou o reencontro da economia brasileira com o crescimento, depois dos percalços das duas décadas anteriores. Os anos oitenta foram marcados pela crise do endividamento externo e o consequente descontrole inflacionário e os anos noventa pela economia de baixo dinamismo, apesar da conquista da estabilização.

Zé Franco: "Principal desafio dos prefeitos será administrar com poucos recursos"

O deputado estadual Zé Franco afirmou nesta segunda-feira, dia 8, que o principal desafio dos prefeitos eleitos será administrar seus municípios com recursos cada vez mais escassos. De acordo com o parlamentar, a queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e outras fontes de recursos impõe à grande maioria dos gestores dificuldades extremas. "Para administrar com tranquilidade, muitos dependem quase que exclusivamente do apoio do governo estadual ou federal", explicou o deputado, que administrou os municípios de Areia Branca por seis anos e Nossa Senhora do Socorro durante 12 anos.

5 candidatos majoritários substituídos na semana da eleição

Por Max Augusto

Na semana da eleição, cinco candidatos majoritários desistiram de concorrer e foram substituídos. No município de Gararu os dois pretendentes a vice-prefeito que estavam na disputa desistiram. Em Canindé do São Francisco, a vice do candidato Heleno Silva (PRB), Rosa Galindo (PSB), também pulou fora – mesmo tendo sua candidatura aprovada pelo TRE. Quem também foi substituído foi Sérgio Vieira, que era o vice do ex-prefeito Wolney, em Carmópolis. Wilson Vieira ficou em seu lugar.

Amorim diz que violência não é da sua índole

“Não percebi nenhum ato de violência por onde passei, quero apenas destacar que onde teve violência não foi por minha parte e sim por parte de terceiros. No município de Capela, meu primo foi agredido, houve situações em que me ameaçaram, mas não deixei de levar minha palavra. Sempre haverá quem discorde uns dos outros, mas usar de violência não é da minha índole. Como meu partido, prezo pela família em primeiro lugar”, disse o senador Eduardo Amorim, comentando os episódios de violência no estado.

Valadares cresce, mas não garantiu segundo turno

Por Max Augusto
 
Até ontem o candidato Valadares Filho (PSB) e seus aliados acreditavam que existia a possibilidade real da realização do segundo turno na eleição de Aracaju. Em relação às pesquisas que estavam sendo divulgadas, foi registrado um bom crescimento do candidato do PSB, mas que não foi suficiente para garantir o segundo turno. Durante a manhã do domingo, Valadares e seus correligionários percorreram diversas escolas, onde cara um foi votar.

domingo, 7 de outubro de 2012

Governador passa bem e acompanha eleições em São Paulo

Durante esta manhã de domingo, 7 de outubro, boatos começaram a circular na internet e no rádio tratando da morte do governador licenciado Marcelo Déda. A Secretaria de Comunicação do Estado divulgou comunicado afirmando que a informação é falsa. O governador está acompanhando todo o processo eleitoral em um hotel, em São Paulo, e na próxima semana deve retornar ao estado de Sergipe. Déda vem sendo submetido a um tratamento no Hospital Sírio Libanês na luta contra um câncer de estômago.

Senador Amorim passa o dia das eleições em Itabaiana

O senador Eduardo Amorim (PSC) votou em sua seção eleitoral localizada no Colégio Eliezer Porto, em Itabaiana, por volta das 13 horas de ontem, acompanhado de familiares. O parlamentar iniciou o domingo ao lado do candidato a prefeito de Itabaiana, Valmir dos Santos Costa, o “Valmir de Francisquinho”. Justos, eles cumprimentaram eleitores e visitaram as principais sessões.

25 municípios sergipanos vão receber tropas federais


Tropas Federais, Polícia Civil, Militar e Federal vão trabalhar para manter a segurança nas eleições
 
Por Max Augusto

Tropas Federais, Polícia Civil, Militar e Federal vão trabalhar durante todo o período da eleição, visando garantir a segurança da população e a ordem pública durante o pleito. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deferiu o envio de tropas federais a 25 municípios sergipanos. Além disso, a Polícia Federal vai montar bases em Capela, Lagarto e Itabaiana. As polícias Civil e Militar também montaram esquemas especiais.