sábado, 8 de setembro de 2012


De 17 a 19 de Setembro de 2012, o Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Sociedade (GECES) – CNPQ/UNIT do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Tiradentes – PPED, em parceria com o Núcleo de Educação a Distancia (NEAD) e o Programa de Pós-graduação em Educação (PPED) desta Universidade, promove o 3º Simpósio de Educação e Comunicação – Edição Internacional. O evento será realizado no Campus Farolândia da Universidade Tiradentes em Aracaju/Sergipe. O Simpósio tem como tema:Infoinclusão: possibilidades de ensinar e aprender e contará com a participação de conferencistas nacionais e internacionais.

Quase 1400 inscritos fazem prova da OAB em Sergipe


Às 14h (horário oficial de Brasília/DF), de amanhã, 9 de setembro, 117.852 candidatos vão prestar o VIII Exame de Ordem Unificado em todo o país. A Seccional Sergipe conta com 1359 inscritos, que farão a prova no Colégio Master, localizado à Rua Jose Seabra Batista, bairro Jardins, em Aracaju.

Direito Penal foi opção da maioria dos inscritos no VIII Exame da OAB


Brasília – O Direito Penal foi a principal área jurídica escolhida, no momento da inscrição, entre os 117.872 candidatos que prestarão o VIII Exame de Ordem Unificado. A prova objetiva (primeira fase) será realizada neste domingo (09) em todo o país. Sendo aprovado nesta fase, o bacharel se submeterá à prova prático-profissional no ramo jurídico que escolheu. A preferência por essa disciplina se explica, na opinião do presidente nacional da OAB, pelo fascínio que o Direito Penal causa no estudante logo em seus primeiros contatos com os fundamentos e princípios. “O Direito Penal cuida da liberdade do ser humano, um dos bens maiores que deve ser buscado pelo advogado”, explica Ophir. Entre os 117.872 examinados, 33.558 se submeterão à prova prática em Direito Penal, caso sejam aprovados na primeira etapa.

TSE divulga segunda prestação de contas parcial de candidatos, partidos e comitês


Já está disponível para consulta no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet a segunda prestação de contas parcial de candidatos que concorrem às eleições municipais deste ano, partidos e comitês financeiros. As informações podem ser acessadas aqui ou no link Eleições > Eleições 2012 > Prestação de contas > Prestação de contas parcial.

Carreatas estão proibidas em Laranjeiras


O Juiz de Direito da 13ª da Zona Eleitoral, Dr. José Amintas Noronha de Menezes Júnior, deferiu os pedidos liminares contidos na Ação Civil Pública ajuizada pelo Promotor de Justiça Dr. Walter Cesar Nunes Silva, em face de várias coligações partidárias. O objetivo é a não realização de toda e qualquer carreata no Município de Laranjeiras.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Jailton lamenta que parcelamento do ITBI tenha sido rejeitado mais uma vez


Um Projeto de Lei (PL) que já foi rejeitado pela Câmara Municipal de Aracaju (CMA) no ano de 2010, voltou a ser discutido pelo vereador Jailton Santana (PSC), na sessão desta quarta-feira. O parlamentar referiu-se ao PL que propunha o parcelamento do Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis por Ato Oneroso "Inter Vivos" (ITBI) na capital sergipana. 

Planos ilimitados afetam qualidade da telefonia celular, dizem deputados

O deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Subcomissão Especial de Telefonia Móvel, afirmou hoje que os planos que preveem ligações gratuitas entre celulares da mesma operadora podem estar afetando a qualidade dos serviços. A subcomissão funciona no âmbito da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, que promoveu audiência pública sobre a qualidade da telefonia celular no País.

Receita libera semana que vem consulta a novo lote de restituição do IR

A Receita Federal deverá liberar no próximo dia 11 a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2012. Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte precisará acessar a página da Receita na internet, ou ligar para o Receitafone 146. O dinheiro estará no banco na segunda-feira, dia 17.

Denúncia Online: TRE-AL recebe 30 denúncias em um mês

Disponível para o público externo desde o dia 2 de agosto, a nova ferramenta virtual da Justiça Eleitoral alagoana para facilitar a realização de denúncias relativas às eleições em todo o Estado já recebeu 30 denúncias em quase um mês de funcionamento. O sistema “Denúncia Online” está disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) e recepciona denúncias de todos os tipos de crimes eleitorais.

Obra completa de Jorge Amado está disponível na Biblioteca Pública

O ano de 2012 é especial para a literatura brasileira por marcar o centenário do escritor Jorge Amado, reconhecido internacionalmente e cujas obras já foram adaptadas para novelas e filmes de grande sucesso. Em Aracaju, sua obra completa se encontra plenamente acessível a toda a população na Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED).

GBarbosa apresenta novos investimentos em Sergipe e descarta fechamento de unidades

O secretário do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Saumíneo Nascimento, juntamente com o secretário-adjunto, Carlos Augusto Franco, e dirigentes da Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Hídricos de Sergipe (Codise), se reuniramontem com representantes do grupo Cencosud para apresentação de investimentos em Sergipe. O diretor jurídico da Cencosud, Maurício Costa, aproveitou a oportunidade para apresentar o Centro de Distribuição (CD) e anunciar novas lojas GBarbosa que serão lançadas em Sergipe ainda este ano.

Audiência pública para discutir novo Código Penal acontecerá em Sergipe

O deputado estadual Antônio dos Santos anunciou hoje, na Assembleia Legislativa, a realização de uma audiência pública sobre o projeto de Lei do novo Código Penal, no próximo dia 14 de setembro, uma sexta-feira, no Plenário do legislativo sergipano, em Aracaju. Segundo parlamentar, a audiência vai discutir pontos do código e propor alterações no texto.

Pagamento do Garantia-Safra é autorizado para mais de 95 mil agricultores de 187 municípios

Brasília - A Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário autorizou o pagamento referente ao Programa Garantia-Safra para mais de 95 mil agricultores, em 187 municípios, em nove estados – Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. O Nordeste e o norte de Minas Gerais sofrem com um longo período de estiagem que prejudica a produção rural. A Portaria 25 do Ministério do Desenvolvimento Agrário, que prevê a liberação, está publicada no Diário Oficial da União de ontem.

No dia 7 de setembro professores fazem ato durante o Grito dos Excluídos

Os professores da rede estadual e das redes municipais que ainda não tiveram o reajuste do piso em 2012 participarão do Grito dos Excluídos, tradicional ato de protesto que acontece no encerramento do desfile cívico de 7 de setembro na avenida Barão de Maruim. A concentração será a partir das 9h na Praça Olímpio Campos.

Anatel divulga lista de municípios onde ligação de orelhões da Oi será gratuita


Brasília – A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou ontem a lista dos municípios onde chamadas locais de fixo para fixo realizadas em orelhões da Oi serão gratuitas. Na lista, também há os dados sobre a vistoria e o reparo dos orelhões da companhia telefônica.

Água para Todos - Atividades do programa continuam em Sergipe

Brasília - As ações do Água para Todos prosseguem em Sergipe com instalação de cisternas de polietileno, reuniões com o Comitê Gestor Municipal e visitas às comunidades carentes no município de Muribeca. O estado já conta com mais de mil cisternas de polietileno e a meta é beneficiar 2.717 famílias até o final do ano.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Ivaldo destaca campanha institucional do TRE e TSE sobre voto consciente

O vereador Ivaldo José (PSD), utilizou a Tribuna na sessão desta terça-feira, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para parabenizar as campanhas institucionais realizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), e Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sobre a importância do voto e as consequências que uma má escolha de um candidato pode acarretar.

Projeto de Valadares proíbe exigência de valor mínimo para depósito ou saque na caderneta de poupança


A caderneta de poupança é a aplicação financeira mais tradicional e popular do País, utilizada na maioria das vezes pelo pequeno investidor e pela população de baixa renda. É uma importante fonte de recursos para o financiamento imobiliário, contribuindo para o desenvolvimento do País.Com a redução das taxas de juros no País e a consequente queda de seus ganhos com empréstimos, as instituições financeiras têm buscado meios de direcionar clientes para produtos com maior retorno ou de ampliar o lucro em produtos já existentes. Entre esses meios, está a exigência de valores mínimos de investimento para abertura da caderneta de poupança.

Laércio defende desconto ilimitado no IR com educação


Tramita na Câmara o projeto de lei 3930/2012 de autoria do deputado federal Laércio Oliveira que estabelece que a dedução do imposto de renda da pessoa física com educação será ilimitada.

Unidade para adolescentes infratores em Sergipe parece prisão, dizem juízas

A Unidade Socioeducativa de Internação Provisória (Usip) em Aracaju/SE mantém “uma forte característica prisional”, de acordo com as magistradas Joelci Diniz e Cristiana Cordeiro, juízas auxiliares da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Nesta segunda-feira (3/9), Joelci e Cristiana, coordenadoras do Programa Justiça ao Jovem, do CNJ, visitaram o local e verificaram que ele não atende às diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente, que prevê medidas socioeducativas para os adolescentes em conflito com a lei.

Hotel Dioro será reaberto em outubro

A partir do dia 15 de outubro o Hotel Dioro, localizado na Iha de Santa Luzia, em Sergipe, voltará a funcionar. Após um ano e meio fechado, o Grupo GJP vai atuar como administrador do empreendimento por 5 anos. O ato de contratação oficial para reabertura do agora "GJP Dioro", aconteceu na noite da última segunda-feira, 03.09, na Câmara de Dirigente Lojistas (CDL), em Aracaju. O evento contou com a participação do Governador do estado de Sergipe, Marcelo Déda, o Secretário de Turismo de Sergipe, Elber Batalha, o secretário de Turismo (em exercício), José Roberto de Lima, o presidente da Empresa Sergipana de Turismo, Paulo Henrique Sobral, do empresário, Edison Santos, além da presença de Guilherme Paullus, presidente do grupo GJP Hotéis.

COLUNA MAX AUGUSTO - A política e o trânsito que queremos

O brasileiro nasce com a incoerência estampada em sua tez. Por tabela, o sergipano também. É possível perceber a desfaçatez nos argumentos esquálidos que deixamos escapar em conversas de botequim ou em bate-papos despretensiosos. Reclamamos de tudo, criticamos nosso país, nosso povo. Somos especialistas em ver o que estar errado – e automaticamente jogar a culpa em ombros alheios, sem assumir a parte que nos cabe nestes latifúndios de equívocos que permeiam nosso país. O trânsito e a política são apenas dois bons exemplos.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

"Nos intitular de traidores não é uma atitude coerente”, diz Amorim

“Utilizar a imprensa para nos intitular de traidores não é uma atitude coerente”, afirmou o senador Eduardo Amorim (PSC-SE), que esteve na segunda-feira, dia 3, nos municípios de Poço Redondo e Nossa Senhora da Glória. Em entrevista a Rádio Xodó FM o senador respondeu aos questionamentos sobre política e falou em decepção quando perguntado sobre o relacionamento com o governador. “Minha decepção não é apenas com a gestão, mas principalmente, sobre um ponto de vista pessoal”, disse o senador.

Sergipe sediará 6º Encontro Nacional do Judiciário

O Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE) será a sede do 6º Encontro Nacional do Judiciário, que será realizado nos 5 e 6 de novembro. A decisão foi tomada segunda-feira (30/7) pelo Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), durante a 151ª. sessão ordinária, que já havia escolhido a região Nordeste para realizar o evento. Os tribunais tinham até 20 de julho para se candidatar.

Ministra Eliana Calmon diz à Folha que TJSE é o mais eficiente do país

Em entrevista à Folha de S.Paulo – veiculada no último sábado, 1/9 – a Ministra Eliana Calmon, Corregedora Nacional de Justiça – elogiou o TJSE mais uma vez, afirmando que ele é o melhor do país. O repórter Frederico Vasconcelos perguntou à Ministra ‘qual o Tribunal mais eficiente?’ e ela respondeu: ‘o melhor Tribunal em nível geral é o Tribunal de Justiça de Sergipe. Tudo funciona muito bem lá’. Clique aqui e confira a entrevista na íntegra.

MPF/SE requer que Oi/Telemar indenize sergipanos por interrupção de serviço

O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) requereu que a Oi/Telemar seja condenada a pagar indenização aos consumidores sergipanos devido à interrupção de serviços gerada por um incêndio em 2010. Relatórios da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apontam que o incêndio em uma central localizada em Salvador (BA) causou a interrupção dos serviços também em Sergipe, mas a Oi/Telemar só indenizou os consumidores baianos.

Blogueiro é multado em R$ 106 mil por divulgar pesquisa irregular

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) decidiu multar o blogueiro Tarso Cabral Violin em R$ 53,2 mil por divulgação irregular de pesquisa. O entendimento unânime foi tomado na sexta-feira (31) e acolheu pedido feito pela coligação Curitiba Sempre Na Frente (PRB/PP/PSL/PTN/PPS/DEM/PSDC/PHS/PMN/PTC/PSB/PRP/PSDB/PSD/PTB).

TCE alerta 16 municípios que vêm gastando de forma excessiva com pessoal

Mais 16 municípios sergipanos serão alertados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) por estarem acima do limite prudencial ou geral estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) no tocante às despesas com pessoal. Desta vez, os municípios que receberão o alerta compõem a área de atuação do conselheiro-substituto Rafael Fonsêca, atual responsável pelos trabalhos da 1ª Coordenadoria de Controle e Inspeção (CCI).

Emsurb participa do projeto Lixo Zero no Poxim

Desde o dia 26 de setembro, voluntários da Petrobras promovem uma série de ações voltadas para a conscientização dos sergipanos em relação ao projeto “Lixo zero no Poxim”. O foco da mobilização é a preservação do meio ambiente atrelada à sustentabilidade. Pedágios ecológicos nos principais pontos da cidade com entrega de sacolas de lixo e folders para os motoristas fizeram parte da iniciativa. Outra atividade importante foi realizada na última sexta-feira, 3: um mutirão de limpeza em pleno rio Poxim.

Laércio defende a restrição de empresas estrangeiras em licitações

O Projeto de Lei 3574/2012, de autoria do deputado federal Laércio oliveira restringe a participação de empresas estrangeiras em licitações cujo objeto principal da contratação seja a prestação de serviços de mão de obra. O objetivo do PL é dar garantias aos terceirizados, caso haja desrespeito ou atraso no cumprimento das obrigações empregatícias.

Cezar Britto sobre curso de Direito da Terra: a Justiça não deve ser um fenômeno urbano

Na última sexta-feira (24), os desembargadores do Tribunal Regional Federal da 1º Região (TRF1) negaram, por unanimidade, a ação civil impetrada pelo Ministério Público de Goiás que pedia a extinção da turma de Direito Evandro Lins e Silva, formada por filhos e filhas de trabalhadores rurais, por considerar o curso de Direito fora da realidade rural.  Segundo o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e advogado da turma, Cezar Britto, o Ministério Público Federal (MPF) já havia arquivado um inquérito civil de mesmo teor argumentativo, ao considerar que as turmas para trabalhadores rurais são de fundamental importância social e pública.

domingo, 2 de setembro de 2012

Carrinho de compras: Senado gasta R$ R$ 28,4 mil com serviços de buffet e coquetel


O Senado Federal empenhou R$ 28,4 mil para serviços de buffet e coquetel. No valor estão incluídos dois jantares ou almoços “à francesa”, um de R$ 6,6 mil e outro de R$ 13,6 mil. O restante (R$ 8,2 mil) será destinado ao fornecimento de buffet para coquetel.

Prefeito diminui repasses à Câmara para prejudicar candidatura da oposição

Por Max Augusto

O prefeito do município de Propriá, José Américo (PSC) diminuiu a quantidade de recursos repassados à Câmara de Vereadores. A instituição, que recebia mensalmente cerca de R$ 125 mil (7% da arrecadação municipal, de acordo com a legislação) tem ficado com cerca de R$ 86 mil. De acordo com o presidente da Câmara, Paulo Campos (PT), que está disputando a prefeitura do município, o objetivo do prefeito foi prejudicar sua candidatura.