sábado, 28 de julho de 2012

"Período eleitoral nao é estado de sítio", afirma Ayres Britto

Britto: "Só não podem exceder na crítica"

Em época de eleições, uma das maiores preocupações de profissionais e veículos de comunicação é a abordagem de temas relacionados a candidatos e a questões discutidas durante a campanha eleitoral. Mas vale lembrar que tratar da candidatura de postulantes a cargos públicos não está proibido, nem vedado o humor jornalístico.

TRE vai empossar juíza Lidiane Vieira


O Tribunal Regional Eleitoral da Sergipe (TRE/SE) empossará na próxima segunda-feira, dia 30, às 17 horas, a juíza federal Lidiane Vieira Bomfim Pinheiro de Meneses como membro efetivo da Corte Eleitoral, biênio 2012/2014. A sessão solene acontecerá no plenário Desembargador Fernando Ribeiro Franco, sede do tribunal.

Setransp cobra fim de bravatas e apresentação de projetos para transporte público


Enquanto nesse período eleitoral diversos políticos fazem discursos sobre a situação do transporte coletivo e debatem a necessidade de licitação ou não do sistema, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp), provocado sobre o tema, cobrou um posicionamento concreto sobre o caos no transporte. Comentando a respeito, o presidente do Setransp, Adierson Monteiro, criticou o que ele chama de “discursos de bravata”. 

Confira a agenda de campanha do candidato a prefeito João Alves Filho


DIA: 28/07/2012 – SÁBADO

11h30: Panfletagem no bairro Coroa do Meio – Posto Gasolina da Av. Mário Jorge.  
19h00: Caminhada e panfletagem no Bairro São Conrado. Ponto de encontro: Igreja do lado direito sentido Conj. Orlando Dantas.

João Alves diz que usará dispositivos legais para anular licitações a 'toque de caixa'


O candidato a prefeito da capital pela coligação “Aracaju não pode esperar”, ex-governador João Alves Filho, ratificou ontem a sua intenção de submeter a avaliação, sendo eleito, todas as licitações feitas este ano a 'toque de caixa' pelo atual prefeito da cidade, Edvaldo Nogueira, ‘já ao apagar das luzes de sua gestão’. 

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Time de 67 autoridades brasileiras acompanha Olimpíada

Dyelle Menezes - Do Contas Abertas
 
O desfile mais esperado deste mês na Inglaterra acontece hoje (27), quando as delegações participarão da festa de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) contará com 259 atletas. Mas nem só de esportistas é composto o “time” brasileiro em Londres. Conforme dados levantados pelo Contas Abertas nos Diários Oficiais de União do mês de julho, no mínimo 67 autoridades brasileiras também “desfilam” pela cidade britânica no período olímpico. O número corresponde a 26% do total de atletas, mas, mesmo com a Lei da Trasparência em vigor, o valor geral do “desfile oficial” não foi divulgado. A reportagem trabalha no assunto. 


Confira o número de eleitores em cada município sergipano


De acordo com informações oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Sergipe possui hoje 1.387.285 eleitores. O município com maior número de cidadãos aptos a votar é Aracaju, com 367.460 eleitores, o que representa 26,4% dos sergipanos com direito a voto. Já o menor eleitorado está em General Maynard, com 2.192 (0,15%) e outras onze cidade possuem até 4 mil eleitores. Confira os números! 

Flávia Brasileiro: “A rede de Saúde privada em Sergipe é tão problemática quanto a pública”


Por Max Augusto

Nesta entrevista ao BLOG DO MAX a presidente do Sindicato dos Enfermeiros de Aracaju, Flávia Brasileiro, faz duras críticas à situação da Saúde. Apesar de afirmar que não se pode ignorar o aparelhamento estrutural das Unidades de Saúde em todo o Estado, ela diz que a parte física sozinha não resolve e que os servidores não estão sendo bem tratados. Segundo ela existem até mesmo denúncias de perseguição no serviço público. Para Flávia o maior problema na Saúde em Sergipe hoje é a falta de eficácia da atenção básica, principalmente nos interiores. A sidicalista, que este ano disputa uma vaga na Câmara de Vereadores de Aracaju, pelo PRTB, ainda reclama dos baixos salários da categoria e diz que hoje os enfermeiros não trabalham mais com orgulho e paixão – e que os profissionais mais capacitados estão deixando o Estado. Leia a entrevista exclusiva. 

Doação de sangue sofre redução em julho. Vamos ajudar!

Os períodos de chuvas e das férias e feriados prolongados são alguns dos fatores que sempre contribuem para a redução do número de candidatos à doação voluntária de sangue. Durante este mês de julho, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) registrou uma redução de cerca de 30%, nas doações, o que pode interferir no atendimento da demanda transfusional realizada na rede hospitalar.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Segundo lote de emendas do Plano Diretor será votado na próxima semana


Na próxima quarta-feira, dia 1°, os vereadores retomam os trabalhos legislativos, já colocando em pauta para votação as emendas relativas ao segundo lote da revisão do Plano Diretor (PD). Até o momento, 66 emendas foram colocadas para apreciação e votação dos parlamentares. Dessas, 34 foram aprovadas, trinta adiadas e duas rejeitadas. A população pode acompanhar os trabalhos da Câmara Municipal em tempo real, através do site (www.camaradearacaju.com.br), pela Rádio Liberdade 930 AM e pelo canal legislativo.

Atenção eleitores: TSE alerta sobre recebimento de falso e-mail

Desde o início da manhã desta quinta-feira (26), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem atendido inúmeras ligações de eleitores informando que receberam e-mail em nome da Central do Eleitor do tribunal, avisando que o título de eleitor está suspenso e pedindo que regularizem a situação por meio de formulário anexo. O Tribunal esclarece que esse e-mail é falso, não foi encaminhado pela Justiça Eleitoral e pode conter vírus.

O TSE reitera que não envia e-mails aos eleitores, nem mesmo para comunicar pendências ou cancelamento de títulos. A Corte Eleitoral também não autoriza qualquer instituição a fazê-lo. A única exceção são e-mails em resposta a dúvidas encaminhadas ao TSE. Dessa forma, caso o eleitor receba e-mail em nome da Justiça Eleitoral, a mensagem deve ser apagada.

Projeto fixa prazos para acesso a consultas e procedimentos médicos

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 3145/12, do deputado Romero Rodrigues (PSDB-PB), que estabelece prazos para o acesso a consultas e procedimentos médicos no âmbito do sistema de saúde suplementar. O autor explica que o projeto tem o objetivo de dar força de lei às normas sobre o assunto recentemente definidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

MPF recomenda à Prefeitura de Lagarto que realize licitações dentro da lei

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou que a prefeitura do município sergipano de Lagarto não insira cláusulas restritivas que limitem a competitividade das licitações do município. A recomendação tem o intuito de fazer com que a prefeitura corrija os erros que podem implicar em atos de improbidade administrativa.

MPE analisa 477 ações de impugnação de candidatura em Sergipe

86 tiveram como base a Lei da Ficha Limpa

A Justiça Eleitoral Registrou 477 ações de impugnação de registro de candidatura em Sergipe e 86 desses processos tiveram por base a Lei da Ficha Limpa. De acordo com o levantamento realizado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), 383 dessas ações foram ajuizadas pelos promotores eleitorais, e todas as 86 ações baseadas na Lei da Ficha Limpa partiram das promotorias eleitorais. Em todo o estado, o Tribunal Regional Eleitoral registrou 5614 pedidos de registro de candidatura.

Ronivon de Aragão encerra mandato no TRE/SE

A sessão plenária da última quarta-feira do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) marcou o fim do mandato (biênio 2010/2012) do juiz federal Ronivon de Aragão como membro efetivo da Corte eleitoral, na classe juiz federal. A juíza federal Lidiane Vieira Bomfim Pinheiro de Meneses, da 4ª Vara da Seção Judiciária de Sergipe, assumiu o posto.

Vereadores votam últimas 15 emendas do primeiro lote do Plano Diretor


A Câmara de Vereadores de Aracaju encerrou hoje as reuniões extraordinárias para votação do Plano Diretor da cidade. Estiveram na pauta as últimas 15 emendas do primeiro lote do Plano Diretor (PD), sendo que sete foram aprovadas e oito adiadas. As matérias adiadas serão discutidas na abertura do segundo momento das votações do PD, tendo em vista que no início, apenas matérias em consenso estavam sendo aprovadas.

Quase 500 candidaturas foram impugnadas em Sergipe


Um balanço realizado pela Procuradoria Eleitoral constatou que quase 500 candidaturas foram impugnadas em Sergipe. Todos ainda podem recorrer da decisão, e de acordo com a legislação eleitoral, o prazo para apresentar pedidos de impugnação foi encerrado ontem. Só o Ministério Público Eleitoral propôs 373 ações – as demais foram apresentadas por partidos políticos ou cidadãos.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Coluna MAX AUGUSTO: Candidatos ricos disputam prefeituras de pequenos municípios

Eles também estão dispostos a gastar muito na campanha

Entrar na política não é um bom negócio. Pelo menos na maioria das vezes, oficialmente não é. Um inocente leitor de política pode chegar à esta conclusão avaliando o patrimônio pessoal declarado pelos candidatos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – que exige o registro destes dados. Só para citar um exemplo, vide o ex-governador João Alves Filho (DEM). Empresário durante boa parte da sua vida e tendo sido até ministro, ele declarou patrimônio de R$ 358 mil. Por isso é de causar estranheza ver gente bem de vida, classe média ou rica mesmo, deixar de lado seus negócios, sua profissão, para tentar administrar municípios pequenos, com orçamentos ínfimos e problemas mil. Da mesma forma, estranha-se o gasto que esses candidatos pretendem efetuar em suas campanhas. Que sentimento nobre move estas pessoas? Vejamos alguns casos.

Vereador diz que João Alves não esteve presente nas audiências públicas que discutiram o Plano Diretor

Relatora diz que candidato foi precipitado, já que a lei não foi aprovada ainda

Por Max Augusto

Comentando a declaração do candidato João Alves Filho (DEM), que em entrevista ao JORNAL DA CIDADE afirmou que iria alterar o Plano Diretor de Aracaju, caso seja eleito prefeito, o presidente da Câmara de Vereadores, Emmanuel Nascimento (PT) disse que foram realizadas cerca de trinta audiências públicas para discutir o tema e o candidato do DEM não compareceu à nenhuma.
“Respeito João Alves e caso ele seja eleito pode tomar a decisão política de tentar alterar o Plano Diretor. Mas até o momento a Câmara Municipal de Aracaju realizou cerca de trinta audiências públicas para discutir o tema, e ele não compareceu à nenhuma. Professores, representantes das universidades, Crea, OAB e diversas instituições participaram e contribuíram com as discussões, mas doutor João não compareceu, então não entendo porque falar em mudar a lei”, disse Emmanuel Nascimento.

terça-feira, 24 de julho de 2012

CONTAS ABERTAS: União gasta R$ 401,8 milhões com água e esgoto


Dyelle Menezes
Do Contas Abertas
Segundo relatório do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado no final de maio, 18,5 milhões de brasileiros moram em casas precárias com esgoto ao ar livre e carecem de serviços básicos adequados. Enquanto isso, as casas legislativas, os tribunais, os ministérios e autarquias, fundações e organizações vinculadas à administração pública utilizam, sem muita parcimônia, os serviços de água e esgoto. Prova disso é o crescimento dos gastos nos últimos anos. Considerando o período de janeiro a junho, de 2006 para 2012 (valores constantes e atualizados pelo IGP-DI), o aumento foi de 22,8%, passando de R$ 119,5 milhões para R$ 146,8 milhões. Durante todo o exercício de 2011, foram aplicados R$ 401,8 milhões ao final do ano.

Câmara vai votar mais 20 emendas do Plano Diretor

Os vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) se reunirão mais uma vez para votar as emendas do Plano Diretor (PD). A Sessão Plenária acontecerá logo mais à tarde, a partir das 15 horas. As votações ocorrem desde a semana passada e 39 emendas já foram avaliadas - os parlamentares já aprovaram 18, outras 19 foram adiadas e duas rejeitadas. 

Coluna MAX AUGUSTO: Pequenos municípios, grandes gastos e patrimônios

Entrar na política não é um bom negócio. Pelo menos na maioria das vezes, oficialmente não é. Um inocente leitor de política pode chegar à esta conclusão avaliando o patrimônio pessoal declarado pelos candidatos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – que exige o registro destes dados. Só para citar um exemplo, vide o ex-governador João Alves Filho (DEM). Empresário durante boa parte da sua vida e tendo sido até ministro, ele declarou patrimônio de R$ 358 mil. Por isso é de causar estranheza ver gente bem de vida, classe média ou rica mesmo, deixar de lado seus negócios, sua profissão, para tentar administrar municípios pequenos, com orçamentos ínfimos e problemas mil. Da mesma forma, estranha-se o gasto que esses candidatos pretendem efetuar em suas campanhas. Que sentimento nobre move estas pessoas? Vejamos alguns casos.

Três candidatos possuem patrimônio superior a R$ 1 milhão

Dado é referente aos dez maiores municípios de Sergipe. Outros quatro declararam não possuir nada

Por Max Augusto

Nos dez municípios sergipanos com maior número de eleitores, três candidatos declararam ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que possuem um patrimônio maior do que R$ 1 milhão. Já entre os quatro candidatos mais “pobres”, três declararam não possuir bem algum, enquanto um afirmou possuir R$ 5,5 mil. Nos dez municípios avaliados, Almeida Lima (PPS), que disputa a prefeitura da capital, continua sendo o mais “rico”, declarando bens no valor de quase R$ 2 milhões – conforme o JORNAL DA CIDADE já mostrou. Veja os demais.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Almeida Lima pega ônibus e diz que quer conhecer a realidade de Aracaju

Devidamente acompanhado da sua equipe de assessoria de imprensa, com fotógrafo e cinegrafista, o deputado federal e candidato à Prefeitura de Aracaju, Almeida Lima (PPS) postou em seu perfil no Facebook uma foto dele dentro de um ônibus que realiza o transporte público na capital, com a seguinte legenda: "Estou nos ônibus conhecendo de perto a realidade do povo Aracajuano". A foto causou polêmica, veja a imagem aqui no BLOG DO MAX.

Só um vereador de Aracaju não vai tentar a reeleição

Elber não quer reeleição
A campanha eleitoral já começou e 18 dos 19 vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) vão tentar a reeleição. Apenas Elber Batalha Filho (PSB), hoje secretário de Estado do Turismo, não quer voltar à Câmara. Os demais tentarão manter o mandato, mostrando o que fizeram durante os últimos quatro anos. Vale lembrar que a partir de 2013 haverá um aumento no número de parlamentares e a CMA passará a contar com 24 vereadores – o que facilita a vida de quem já possui mandato.

ARTIGO: A história do esporte no Colégio Estadual Murilo Braga

Aliada ao estudo, a prática esportiva no Colégio Estadual Murilo Braga sempre foi uma referência no Estado com excelentes participações em diversas competições esportivas, principalmente nos Jogos da Primavera. A vitoriosa história do esporte caminha paralelamente às boas aprovações dos estudantes nos vestibulares, tornando o CEMB em um dos colégios estaduais de referência em educação de qualidade de Sergipe. 

Juca de Bala: “a oposição não tem propostas para Laranjeiras”

Os candidatos a prefeito e vice-prefeito de Laranjeiras, José Araújo Leite Neto (Juca de Bala - PMDB) e José Soares (Zé Bodega - PSB), respectivamente, realizaram o primeiro ato oficial da campanha na noite do último sábado, dia 21. 

João Alves diz que vai alterar Plano Diretor e anular licitação do transporte

Em entrevista publicada hoje no JORNAL DA CIDADE o ex-governador e candidato a prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), afirma que se for eleito suas primeiras ações serão anular a licitação do transporte e alterar o Plano Diretor da capital, que está sendo votado pela Câmara Municipal.