sábado, 7 de julho de 2012

CANDIDATOS DA CAPITAL INVESTEM NAS REDES SOCIAIS PARA CONQUISTAR ELEITORES


Por MAX AUGUSTO

Desde a eleição do presidente americano Barak Obama que não se fala em outra coisa no período eleitoral: a força das redes sociais. Mas no Brasil, fora o agora deputado Tiririca, parece que nenhum candidato conseguiu repetir o resultado do americano, que além de ter traçado uma excelente estratégia, contou com o principal: a adesão dos eleitores. Em Aracaju os candidatos que disputam a prefeitura estão investindo nestas redes e consideram que as ferramentas terão um papel cada vez mais importante.

Apesar de existir um relativo equilíbro entre os principais candidatos, Valadares Filho (PSB) desponta como o mais atuante na internet – ao menos no que diz respeito aos números. Aos 32 anos ele é o candidato mais jovem na disputa e talvez isso lhe garanta uma maior intimidade com esse meio. Mas os outros candidatos também estão na área.

Legislação eleitoral impõe restrições a prefeitos


Entre outras proibições, gestores não podem nomear servidores e candidatos não podem participar de inaugurações

Por Max Augusto

Começam a valer a partir de amanhã uma série de restrições que a legislação eleitoral impõe aos agentes públicos – em especial aos prefeitos. De acordo com a Lei 9.504/97, a partir de três meses antes das eleições são vedadas uma série de condutas, como nomear ou exonerar servidores públicos. Além disso, os candidatos também ficam proibidos de comparecer a inaugurações – que não podem contar com shows contratados pagos com recursos públicos.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

TCE divulga lista de gestores com contas julgadas irregulares


O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) divulgou ontem a lista de gestores que tiveram contas ou atos administrativos julgados irregulares. A relação foi enviada ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE), e se a Justiça Eleitoral avaliar que houve dolo (intenção) nos atos, os políticos que possuem seu nome na lista podem se tornar inelegíveis.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

PSD terá 18 candidatos a Prefeitos em Sergipe


O Partido Social Democrático (PSD) terá candidatos a prefeito em 18 municípios sergipanos, nas eleições de outubro próximo. De acordo com o secretário geral do partido, o ex-Deputado Jorge Araujo, o PSD também participará de chapas majoritárias indicando os candidatos a vice-prefeito em outros 15 municípios.

Jorge Araujo avaliou como positiva a participação do PSD nas próximas eleições municipais, principalmente pelo fato de que o partido foi recentemente criado, o que revela o empenho de seus dirigentes e dos integrantes dos diversos diretórios. Além dos candidatos a prefeitos e vice, o partido contará com candidatos a vereador em cerca de 72 municípios.

O secretário geral lembra ainda que na esfera nacional o PSD obteve há poucos dias mais uma vitória, que foi a aprovação através do Superior Tribunal Eleitoral do direito ao fundo partidário e ao horário eleitoral. “Tivemos um bom início, e temos a perspectiva de eleger a maior parte destes candidatos majoritários, o que vai fortalecer ainda mais o partido”, concluiu Jorge.

terça-feira, 3 de julho de 2012

Partidos aliados vão se enfrentar em São Cristóvão


Amorim não vai estar com o DEM e PSB de Valadares não vai estar com base governista

Por MAX AUGUSTO

A eleição no município de São Cristóvão promete ser um verdadeiro mata-mata: o atual prefeito, Alex Rocha (PDT) desistiu de disputar a reeleição e praticamente todas as grandes lideranças políticas do Estado terão candidatos. O grupo liderado pelos Amorim apresentou um nome, que não vai estar ao lado do DEM (que terá outro nome), e o PSB do senador Valadares lança outra opção, que enfrentará também um bloco de alianças formado pelo PT e PMDB. Tudo na mais perfeita demonstração de permissividade ideológica, que os políticos preferem chamar de “respeito a realidade local”.

Tido por muitos como favorito na disputa e aparecendo bem em diversas pesquisas, o ex-prefeito (de 1997 a 2004) e deputado estadual Armando Batalha (PSB) deverá ser candidato, ao lado do suplente de vereador e funcionário público Jorjão (PSB). A coligação “Para São Cristóvão voltar a crescer” é apoiada pelo senador Valadares e pelo deputado federal Heleno Silva (PRB) e contará com oito partidos: PSB, PRB, PV, PSDC, PMN, PTN, PTC e PHS. 

segunda-feira, 2 de julho de 2012

COM O APOIO DE 22 PARTIDOS, FÁBIO HENRIQUE TERÁ A MAIOR COLIGAÇÃO DE SERGIPE


Por Max Augusto

Disputando a reeleição no município de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique (PDT), foi o candidato a prefeito em Sergipe que mais conseguiu conquistar apoios para o seu projeto político deste ano. Contando com 22 partidos na sua coligação, Fábio vai entrar como favorito na disputa com o deputado estadual Augusto Bezerra (DEM) e o Padre Inaldo (PC do B).

Fábio também conta com apoio
de dois ex-prefeitos
Durante a convenção municipal do PDT, realizada no último sábado, Fábio foi confirmado candidato ao lado do mesmo vice, o médico Job Carvalho (PPS). Sua chapa terá 200 candidatos a vereador, pelos 22 partidos da coligação: PDT, PPS, PHS, PRB, PT, PR, PTB, PP, PTN, PMDB, PMN, PT do B, PRP, PRTB, PSD, PSC, PSB, PV, PSL, PEN, PPL e PTC.