segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Valadares Filho propõe que concursos públicos federais tenham provas realizadas em todas as capitais

Para tornar mais democrática a participação dos candidatos em concursos públicos, o deputado Valadares Filho (PSB-SE) apresentou Projeto de Lei propondo que as provas para os certames dos órgãos da administração direta, indireta, autárquica e fundacional, no âmbito federal, sejam realizadas em todas as capitais estaduais.


Na justificativa do projeto o deputado argumenta que como a maioria dos órgãos públicos federais se localizarem em Brasília, existe uma tendência para que os concursos sejam realizados apenas na capital federal. 

Segundo o parlamentar, essa prática acaba por eliminar, mesmo antes da realização do concurso propriamente dito, uma grande quantidade de candidatos. “O deslocamento pode ser muito dispendioso para quem mora no interior cuja condição financeira não comporta as despesas com a viagem”.

A motivação de Valadares Filho para esta preposição veio porque, recentemente, o Ministério Público obteve na Justiça a suspensão de um concurso para a Câmara dos Deputados, com a alegação de que o certame deveria ocorrer em todas as capitais. Mas como o judiciário teve dificuldades para decidir-se, a liminar foi cassada por outra instância.

Valadares Filho destaca que as carreiras da administração pública representam uma oportunidade significativa de inclusão e de crescimento profissional e que o acesso a elas deve ser o mais universalizado possível.  “Por isso é que propomos que os certames de concursos públicos devam ser o mais universalizado possível.”

LEIA TAMBÉM:

“Espero que João cumpra suas promessas de campanha”, diz Edvaldo

Sem exame da Ordem, Sergipe teria 25 mil advogados, diz presidente da OAB

Carlos augusto destaca que nunca houve eleição com chapa única na OAB










Fim da superlotação de presídios custaria R$ 4,2 bilhões

Nenhum comentário:

Postar um comentário