Segundo dados da pesquisa do IBOPE Inteligência, realizada a pedido da
Confederação Nacional da Indústria (CNI), 36% dos brasileiros preferem
comprar a prazo, enquanto 55% dizem que não dão preferência a esse tipo
de pagamento.
No mesmo sentido, 66% da população concorda com a
afirmativa de que as pessoas só deveriam consumir o que podem pagar à
vista, contra 26% que discordam com essa colocação.
Para 64% dos
brasileiros, o pagamento a prazo só deve ser feito para compra de bens
de alto valor, como imóveis e carros, ante 28% que não fazem coro à
afirmativa.
Mas independentemente do preço do produto, 55% da
população concorda que, só irá comprar aquilo que pode pagar à vista.
Apesar da afirmação, 41% dos entrevistados afirmaram ter algum tipo de
dívida, tais como empréstimos, compras parceladas ou financiamento.
Sobre a pesquisa CNI-IBOPE Retratos da Sociedade Brasileira: Hábitos de Consumo e Endividamento Novembro 2012
O
IBOPE Inteligência realizou 2002 entrevistas, em 141 municípios
brasileiros, de 16 a 19 de junho de 2012. A amostra é representativa da
população adulta brasileira (16 anos ou mais) distribuída
proporcionalmente em relação às variáveis: sexo, idade, escolaridade e
ramo de atividade econômica.
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