quarta-feira, 3 de outubro de 2012

TSE aprova envio de força federal para nove municípios em Sergipe

Com o objetivo de garantir a ordem pública no dia da eleição, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, em sessão administrativa realizada na última terça-feira, o envio de tropas federais para 112 municípios do Rio Grande do Norte, quatro de Alagoas e oito de Sergipe - sendo que outro já havia recebido a confirmação da presença das tropas.

Em Sergipe, vão receber tropas federais nove municípios: Salgado, Malhador, Campo do Brito, Macambira, São Domingos, Canindé do São Francisco, Poço Redondo e Rosário do Catete. Anteriormente a corte também já havia autorizado o envio de tropas ao município de Monte Alegre.

Até ontem, 27 municípios sergipanos solicitaram a presença das tropas federais, sneod que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deferiu o pedido em 21 deles. O TSE negou o pedido de envio a tropas federais ao município de Laranjeiras e ainda está analisando as solicitações para: Aquidabã, Canhoba, Gracho Cardoso, Japaratuba, Pirambu, Carmópolis, Estância, Ilha das Flores, Lagarto, Capela e Muribeca.

O TRE negou o envio de tropas a Simão Dias e ainda enviou outros seis novos pedidos para Ribeirópolis, Nossa Senhora da Aparecida, Moita Bonita, São Miguel do Aleixo, Itabaiana e Nossa senhora da Glória.

De acordo com o TSE, o envio de tropas federais tem como finalidade garantir a segurança pública e a normalidade da votação nas eleições. O tribunal analisa os pedidos de requisição de força federal com base nas informações encaminhadas pelos TREs sobre a necessidade do auxílio de tropas federais em determinadas localidades, para assegurar a ordem pública. Todos os pedidos são submetidos à manifestação prévia do governador do Estado, que deve informar se concorda ou não com o envio das forças federais. Com base nesse conjunto de dados, o Tribunal decide.

Nenhum comentário:

Postar um comentário