terça-feira, 2 de outubro de 2012

Prevenção contra a dengue deve ser reforçada no período de chuva

A rotina dos moradores da capital muda com a chegada das chuvas, o que se faz necessário à adoção de hábitos preventivos contra diversas doenças como gripes, viroses e resfriados. A dengue, em especial, é uma das enfermidades que pode representar risco à saúde da população, durante os períodos chuvosos. “Isso porque, as condições climáticas como a alternância entre sol e chuva favorecem a reprodução do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti”, alerta a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue da Secretaria Municipal de Saúde, Taíse Cavalcante.


População não pode relaxar na prevenção
A coordenadora explica que com o acúmulo de água limpa e parada, os ovos deixados pelo Aedes aegypti se transformam no mosquito da dengue adulto em algumas semanas. “Lavanderias, ralos e depósitos de água descobertos e expostos a chuva ou mesmo quintais desorganizados com pneus, garrafas, baldes e outros recipientes acumulados são locais ideais para o amadurecimento das larvas”, lembra Taíse Cavalcante, que destaca que em Aracaju, os principais focos de larvas de mosquitos são encontrados nesses ambientes.
Como prevenir

Mesmo com as ações da Força-tarefa de Combate à Dengue mantida pela Prefeitura Municipal de Aracaju, em todos os bairros, a população deve colaborar com o trabalho dos agentes de endemias que dão dicas de prevenção nas residências.

Nas comunidades, os agentes de endemias reforçam as orientações para as principais medidas de prevenção: organizar os quintais ou pátios; manter de cabeça para baixo os baldes, as garrafas e outros tipos de recipientes. Limpar com frequência as paredes internas de lavanderias e tanques, com buchas ou escovas para evitar que os ovos do mosquito da dengue fiquem colados nas superfícies. Esses locais devem ser cobertos com telas de proteção, assim como ralos de água pluvial. Já os materiais como pneus e lonas devem ser guardados em locais protegidos da chuva.

“Assim que passar a chuva, o morador deve verificar se nesses locais de risco tem água acumulada. Contra a dengue, toda atenção é importante”, orienta Taíse Cavalcante.

Lixo e entulho

Outro cuidado essencial que todo cidadão deve manter é quanto ao lixo e o entulho doméstico, que não devem ser jogados em locais inadequados como terrenos baldios, encostas ou vias públicas. “Além de prevenir o surgimento de criadouros do mosquito da dengue, esse cuidado evita que esses materiais entupam córregos ocasionando alagamentos nas vias públicas”, lembra Taíse Cavalcante.

LEIA MAIS:

Chuvas devem continuar em Sergipe até sábado

Faltam cinco dias: eleitores não podem ser presos a partir de hoje

MP apura: Cartórios extrajudiciais de Aracaju devem mais de dez milhões ao Município

Deputado Rogério afirma que violência no trânsito contribui com superlotação dos hospitais

Concurso público para formação de cadastro reserva poderá ser restringido

Prevenção contra a dengue deve ser reforçada no período de chuva

Justiça eleitoral proíbe que programa de Valadares Filho fale sobre suposta deportação de mendigos

Senador Valadares e deputada Ana Lúcia pedem voto para valadares Filho

Acaba a greve dos bancários - agências do Banese já estão em funcionamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário