terça-feira, 18 de setembro de 2012

Vice-governador entrega certificados de capacitação a 500 jovens

Uma solenidade que traduz o esforço do Governo do Estado em investir e buscar parcerias para promover a capacitação profissional de jovens oriundos de famílias carentes. Assim foi o ato no qual cerca de 500 jovens de diversos municípios sergipanos receberam o seu diploma e conclusão dos cursos de capacitação promovidos através do programa Novos Rumos, desenvolvido pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Aracaju, com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), do Governo Federal, e com o Senac e Senai. A entrega ocorreu no auditório do Centro de Convenções, na manhã desta terça-feira, 18.

Oriundos dos municípios de Aracaju, Estância e Nossa Senhora do Socorro, os alunos foram certificados nas áreas de gestão eletrônica (modalidade automotiva), tecnologia da informação, hospitalidade e lazer, infraestrutura, gestão e negócios, produção cultural e design, metal mecânica (pelo Pronatec), informática avançada e doces e salgados (pelo Novos Rumos).

“Essa é uma ideia valorosa, já que este entrosamento entre o Governo do Estado, o Governo Federal, a Prefeitura de Aracaju e parceiros como o Senac e o Senai está proporcionando justamente o que é mais necessário para que um jovem carente busque a sua inserção, que é uma oportunidade de capacitação.  Esse país só conseguirá ser realmente um país sem pobreza e com desenvolvimento qualificando o seu povo. Por mais simples que seja a profissão, a qualificação é fundamental”, destacou o vice-governador Jackson Barreto, em seu discurso, ao representar o governador Marcelo Déda, impossibilitado de participar do ato por motivo de saúde.

Inclusão Produtiva

O programa Novos Rumos faz parte do Sergipe Mais Justo, plano lançado pelo Governo de Sergipe, alinhado à estratégia federal traçada no plano Brasil Sem Miséria. O plano fortalece as políticas públicas de inclusão produtiva e geração de renda para beneficiar a população sergipana que vive em situação de extrema pobreza.

Ainda de acordo com o vice-governador, o alcance desse programa dá o testemunho de que o Governo do Estado e a Prefeitura de Aracaju estão fazendo sua parte ao buscar a somação com uma ação estratégica do Governo Federal. “A garantia de um emprego, a garantia de uma renda são os principais elementos para a sustentabilidade das famílias carentes. Nesse sentido, o Governo e a Prefeitura estão buscando a somação de esforços com parceiros de tradição em capacitação, que são o Senai e o Senac, assegurando as condições para que muitos jovens consigam o seu primeiro emprego a partir de um certificado de capacitação”, salientou Jackson Barreto.

Ilustrando com o seu próprio exemplo a importância do ato, Jackson lembrou os seus primeiros empregos e da sua atuação como carteiro da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, como exemplo da importância da capacitação. “Aos 15 anos, comecei a atuar nos Correios entregando telegramas de bicicleta em Aracaju. A partir dos cursos e capacitações que me foram proporcionados pela empresa onde atuava, consegui galgar novas funções, entrar na vida pública e estar aqui hoje, como vice-governador do Estado, mesmo sendo oriundo de uma família humilde. Esta é a prova de que vocês podem e devem buscar atingir novos objetivos, ascender socialmente e realizar grandes sonhos”, declarou o vice-governador.

Na ocasião, Jackson Barreto também informou aos concludentes dos diversos cursos que eles deveriam buscar o Núcleo de Apoio ao Trabalho (Nat), pois já há vagas disponíveis para muitas das funções alvo dos cursos profissionalizantes.

Capacitação de Qualidade

Já a primeira dama e secretária de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Eliane Aquino, evidenciou a importância de serem ofertados cursos de qualidade para os jovens, sobretudo os oriundos de famílias carentes.

“Essa é e sempre será uma ação fundamental e um compromisso sobre o qual nos dedicamos com afinco. Todos nós temos a lembrança de empresas que, no passado, entraram em Sergipe para promover qualificação e que, ao final do curso, os alunos continuavam sem saber nada. Hoje isso mudou. Estamos trabalhando com parceiros de credibilidade como o Senai, que entra nos municípios com seus profissionais oferecendo uma qualificação que dá segurança para cada aluno desse poder exercer com conhecimento as respectivas funções”, enfatizou Eliane Aquino, que também fez questão de agradecer publicamente ao prefeito da capital, Edvaldo Nogueira, pela parceria na realização desse programa.

Ainda segundo a secretária, a Seides também está se empenhando em mostrar aos empresários que a capacitação destes jovens é sólida e que eles podem contar com um efetivo de mão de obra qualificada à disposição. “Estamos buscando trazer o empresariado para conhecer de perto essa iniciativa, com o objetivo de ampliar a possibilidade de inserção no mercado de trabalho local e, principalmente, assegurando que esses alunos têm segurança sobre o conteúdo que aprenderam nos cursos”, informou, ao descrever as ações complementares da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social.

Esforço em Parceria

O prefeito da capital, Edvaldo Nogueira, destacou a sua alegria em poder contribuir para a execução de uma ação de tamanha importância para o futuro de muitos jovens aracajuanos e de outros municípios sergipanos. “Essa é uma manhã especial e de muita alegria, pois é um momento de conquista para muitas famílias sergipanas. Através dessa parceria que envolve o Governo Federal, o Governo do Estado, a Prefeitura de Aracaju e parceiros com tradição de mais de 70 anos em capacitação, como o Senai e o Senac, estamos entregando diplomas de capacitação que abrirão portas para a nossa juventude buscar sua inserção qualificada no mercado de trabalho”, declarou Edvaldo Nogueira, que também ilustrou com sua experiência pessoal a importância da capacitação para a busca de novas conquistas.

“Aqui estamos dando a nossa contribuição para que o nosso país continue crescendo e expandindo a sua economia, que já é a quinta do mundo, através de uma ação fundamental que é a capacitação. Crescendo e expandindo com sustentabilidade, teremos a chance de continuar oferecendo mais empregos aos nossos jovens. Por isso, é fundamental investirmos em cursos de formação de qualidade, a exemplo destes, em parceria com o que há de melhor no ensino técnico do Brasil há mais de 70 anos”, ressaltou o prefeito, referindo-se à tradição de Senai e Senac.

Agradecimento

Falando em nome dos formandos, a aluna do curso de Manutenção em Motores Diesel, Josielma Bomfim, que recebeu o seu diploma das mãos do vice-governador, destacou a importância de ter essa oportunidade. “Para mim, esse foi um desafio que agora comemoro e agradeço pela oportunidade. Como a única mulher neste curso, tive de superar dificuldades e me esforçar para conseguir chegar aqui e receber esse diploma. Tenho certeza que isto será importante para minha vida. Agradeço a todos que contribuíram para que isto se realizasse”, disse a formanda, que registrou o seu agradecimento aos coordenadores, professores e colegas de curso.

Participação


Presentes ao ato, estavam o diretor Regional do Senac em Sergipe, Paulo do Eirado; o gerente de Relações com o Mercado do Senai em Sergipe, José Wolney Filho; o secretário de Estado do Trabalho, José Lauro Seixas; a secretária especial de Políticas para Mulheres, Maria Teles; o secretário municipal de Assitência Social da capital, Bosco Rollemberg, dentre outras autoridades, membros das administrações estadual e municipal de Aracaju e representantes de instituições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário