quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Governo de Sergipe supera meta de recuperação de barragens no sertão

Dentro do Plano de Combate à Seca lançado em maio pelo governador Marcelo Déda, a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação (Cohidro), órgão vinculado à  Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural (Seagri), recebeu a missão de recuperar cerca de 400 barragens espalhadas pelo interior do estado. O trabalho foi concluído no mês de agosto, com o saldo positivo de mais de 500 barragens. O Governo de Sergipe já investiu R$ 720 mil, em recursos estaduais, para recuperação das barragens e aguadas do Alto-Sertão e Poço Verde, e demais municípios que se encontram em estado de emergência pela estiagem.


Máquinas trabalhando em Canindé

A equipe de técnicos e engenheiros da Cohidro, responsáveis pelo trabalho, comemorou a superação da meta, chegando a recuperar 541 barragens espalhadas nos oito municípios assistidos pela empresa. O total de 105 barragens foram recuperadas em Canindé de São Francisco, 58 em Gararu, 52 em Monte Alegre, 75 em Nossa Senhora da Glória, 15 em Nossa Senhora de Lourdes, 150 em Poço Redondo, 27 em Poço Verde e 59 em Porto da Folha.

Além dessas, a barragem do povoado Vaca Serrada, localizada em Monte Alegre, passou por uma ampla ação de manutenção e recuperação de sua capacidade. Lá, um conjunto de escavadeiras hidráulicas de alta capacidade, tratores de esteira e caçambas fizeram uma ação que impressiona pela dimensão.

No município de Canindé de São Francisco, no assentamento Cuiabá, as famílias comemoram a nova fase. Suas barragens, que antes estavam enlameadass, ganharam um novo aspecto. A barragem do agricultor, José Alves dos Santos, de 56 anos, é um exemplo da ação eficaz de recuperação. Segundo ele, como não conseguia acumular água de qualidade para seus bichos, tinha que saciá-los com a pouca água que conseguia carregar. “Graças ao Governo, hoje minha vida é outra. Minha barragem está limpa e já consegui acumular uma quantidade boa de água. Meus animais não sofrem mais com a sede”, comemorou.

Na propriedade do agricultor Eronildes Santos Rodrigues, de 29 anos, a situação não é diferente. Ele, que é também beneficiado com o programa Sergipe mais Justo, teve sua barragem recuperada e limpa. “Estou vivendo outra realidade agora, porque antes eu não tinha dinheiro para contratar tratores e um engenheiro para me ajudar. Agora, com minha barragem recuperada, consigo ter uma qualidade de vida melhor e dar para meus animais uma água boa para beber”, relatou.

A ação teve como objetivo amenizar os problemas com a seca, os quais vinham sofrendo a população dos municípios afetados pela estiagem. A finalidade da recuperação das barragens é aumentar a capacidade de acúmulo de água. O líquido garante o funcionamento do sistema de abastecimento dos reservatórios da região. Coordenadas pelo Governo do Estado, através da secretaria de Agricultura, as medidas foram realizadas com a colaboração do Governo Federal e das prefeituras municipais.

Mais Investimentos


O Governo aguarda ainda a liberação de R$ 3,9 milhões, recursos da Defesa Civil Nacional, para prosseguir com o processo de recuperação das demais barragens, entre elas Bate Lata e Barra da Onça. O trabalho de recuperação envolve Secretarias de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural (Seagri), através da Cohidro e da Inclusão Social, através da Defesa Civil, visando assegurar a capacidade de armazenamento das barragens e aguadas nos municípios daquela região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário