sexta-feira, 27 de julho de 2012

Doação de sangue sofre redução em julho. Vamos ajudar!

Os períodos de chuvas e das férias e feriados prolongados são alguns dos fatores que sempre contribuem para a redução do número de candidatos à doação voluntária de sangue. Durante este mês de julho, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) registrou uma redução de cerca de 30%, nas doações, o que pode interferir no atendimento da demanda transfusional realizada na rede hospitalar.


Para suprir o estoque, o Hemose está intensificando o cronograma de campanhas internas na unidade e externas através de parcerias. A meta é manter uma média de 120 coletas/dia na unidade. Atualmente, são coletadas cerca de 70 a 80 bolsas de sangue.  De acordo com a programação do agendamento de campanhas solicitadas junto ao Serviço Social, está previsto, até o final do mês, o comparecimento de grupos oriundos dos municípios de Boquim e São Domingos, Igreja Universal do Reino de Deus e do Sergipe Rugby.

Segundo Fátima Bastos, assessora técnica do serviço de Captação de Doadores, as campanhas contribuem com o estoque, mas o número de doadores ainda não é o ideal para manter o estoque estratégico e garantir o atendimento das solicitações de sangue nos hospitais.

"Qualquer instituição pública ou privada pode reunir grupos de doadores para contribuir com a doação de sangue. Precisamos do apoio popular para garantir as bolsas de sangue que atendem, diariamente, os usuários do Sistema Único de Saúde", destacou Fátima.

Critérios
Para doar é necessário ter entre 16 e 67 anos e peso acima de 50 quilos. É necessário apresentar documento oficial com foto, válido em todo o território nacional, além de comparecer ao serviço bem alimentado. O Hemose funciona na avenida Presidente Tancredo Neves, bairro Capucho, vizinho ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).

Mais informações através dos telefones: (79)3225-8000 e 3259-3l74.

Nenhum comentário:

Postar um comentário