sábado, 7 de julho de 2012

CANDIDATOS DA CAPITAL INVESTEM NAS REDES SOCIAIS PARA CONQUISTAR ELEITORES


Por MAX AUGUSTO

Desde a eleição do presidente americano Barak Obama que não se fala em outra coisa no período eleitoral: a força das redes sociais. Mas no Brasil, fora o agora deputado Tiririca, parece que nenhum candidato conseguiu repetir o resultado do americano, que além de ter traçado uma excelente estratégia, contou com o principal: a adesão dos eleitores. Em Aracaju os candidatos que disputam a prefeitura estão investindo nestas redes e consideram que as ferramentas terão um papel cada vez mais importante.

Apesar de existir um relativo equilíbro entre os principais candidatos, Valadares Filho (PSB) desponta como o mais atuante na internet – ao menos no que diz respeito aos números. Aos 32 anos ele é o candidato mais jovem na disputa e talvez isso lhe garanta uma maior intimidade com esse meio. Mas os outros candidatos também estão na área.


Valadares Filho tem 8.621
seguidores do Facebook
Valadares conta hoje com dois perfis no Facebook, que juntos somam 8.621 seguidores. No Twitter são 3.076 seguidores, tendo enviado apenas 301 tweets (postagens). É um dos poucos políticos sergipanos a manter um canal no You Tube, onde possui vários discursos – principalmente dos seus discursos na Câmara. Não possui Flickr e ainda mantém perfil no Orkut, onde a comunidade com seu nome possui mil seguidores.

 “Atuo nas redes sociais desde 2010 e faço um acompanhamento diário, onde procuro interagir, respondendo comentários, perguntas e críticas enviadas. As redes sociais terão um papel importante na divulgação do plano de governo e no acompanhamento do dia-a-dia dos candidatos”, disse Valadares ao BLOG DO MAX.


Almeida tem Blog com críticas

Almeida e João
Depois de Valadares Filho, o também deputado federal e candidato a prefeito Almeida Lima é o mais bem posicionado na internet. No Facebook ele possui um perfil com 4.965 amigos, postando principalmente fotos e links para o seu blog – o mais ativo entre os candidatos, onde ele emite opiniões e críticas tendo como alvo principalmente as maiores lideranças políticas do Estado. No Twitter, onde possui 2.866 seguidores, ele já postou mais de nove mil “tuitadas”, interagindo bastante com seus seguidores.

"Fake" de João faz gracejos na Internet
   Enquanto a maioria dos candidatos trocam cotoveladas virtuais disputando espaço na rede, o ex-governador João Alves Filho (DEM) parece não se empolgar com as novas tecnologias da comunicação. Sem um perfil pessoal no Facebook, ele possui uma Funpage que já foi curtida por 3.299 pessoas – número muito bom para os padrões sergipanos.

João não costuma postar muitos comentários em seu Facebook, investindo mais em fotos onde anda pela cidade, abraçando e beijando populares. Apesar de tudo, é o candidato que parece mais despertar interesse nos eleitores, já que seus postes chegam a registrar cem “curtir” em uma única postagem, quando a maiorias dos outros políticos não chega a vinte. Porém, não há interação, ele não costuma responder as mensagens – ainda que a maioria seja.

Seu Twitter está desatualizado desde setembro de 2010 e possui pouco mais de dois mil seguidores - registrando apenas 245 “tuitadas”. Sua presença mais forte na rede parece ter sido o perfil “João Alves Fake”, que como o próprio nome diz, é um “fake” (falsificação) que se dispõe a fazer gracejos e piadas com os políticos das mais diversas matizes ideológicas.

A FORÇA DOS CANDIDATOS NAS REDES SOCIAIS

Valadares Filho (PSB)
Facebook: 8.621 seguidores, em dois perfis
Twitter: 3.076 seguidores e cerca de 300 postagens
Orkut: tem uma comunidade com mil seguidores
Youtube: vários vídeos postados (VER QUANTOS!!!)

Almeida Lima (PPS)
Facebook: 4.965 amigos
Twitter: 2.866 seguidores e mais de 9 mil “twittadas” (postagens)
Blog: o mais atualizado entre os candidatos, com publicação frequente de artigos
Orkut: mantém um perfil que não tem sido atualizado

João Alves
Facebook: não tem perfil pessoal, sua Funpage recebeu 3.299 “curitir”
Twitter: 2.060 seguidores – 245 tweets

OBS.: A reportagem não encontrou perfis dos candidatos Vera Lúcia (PSTU) e Reinaldo Nunes (PV) no Facebook e Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário